Uma grande parcela das pessoas com deficiência enfrenta dificuldades com acessibilidade em inúmeros espaços públicos e privados. Com a intenção de fortalecer a discussão sobre inclusão, o Sindicato dos Bancários de Piracicaba (SindBan) promove em sua sede no próximo dia 15, terça-feira, às 18h, debate sobre Acessibilidade e Inclusão no Sistema Bancário. Aberto ao público, o evento integra a Semana da Luta da Pessoa com Deficiência, que ocorre de 14 a 21 de setembro, e contará com a participação da pedagoga, a mestre Rosana Davanzo, estudiosa da escrita braile e material digitalizado.
“;Nos dias de hoje, os bancos não estão preparados para receber a pessoa com deficiência. Falta acessibilidade, treinamento para as pessoas que realizam atendimento ao público e ainda falta inclusão de trabalhadores com deficiência em agências bancárias. Como sindicato cidadão, devemos debater o assunto e lutar por melhorias nessas questões “;, explica Leticia Françoso, diretora do SindBan para assuntos sobre PCD.
Segundo o presidente do sindicato, José Antônio Fernandes Paiva, acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência sempre foram preocupações da entidade e, por meio de seu mandato, também trabalha em prol dessas questões. “;Nossa luta é pelo cidadão, por melhorias no munic ípio, e a questão da acessibilidade nas agências é de total importância para construção de uma sociedade mais justa, já que todos têm o direito a ter acesso a atendimento de qualidade nos bancos, “; enfatiza.
Leis Bancárias -; De autoria do vereador Paiva, entre 2010 e 2011 foram promulgadas três leis de acessibilidade bancária. A Lei Municipal: 6754/2010 prevê o alcance de deficientes f ísicos aos serviços com a redução da altura dos caixas eletrônicos. Nesse mesmo ano, a Lei nº 6834, que amplia os serviços especializados em braile e em áudio, possibilitando o acesso dos as informações e serviços. Já em 2011, a Lei Municipal nº 7150, que obriga os bancos a disponibilizar cadeiras de rodas, para que os idosos e deficientes f ísicos possam se locomover dentro da agência.
Serviço – Debate sobre Acessibilidade e Inclusão no Sistema Bancário, com a participação da pedagoga, a mestre Rosana Davanzo, estudiosa da escrita braile e material digitalizado. Local: Salão do Sindicato dos Bancários (Rua XV de Novembro, 549, Centro), 15 de setembro, às 18h. Mais informações: 3417 1333.