No dia 3, sexta-feira, após discussões dos grupos temáticos, foram expostas as bandeiras prioritárias da Campanha Salarial 2015, durante a Conferência Interestadual dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, em Itanhaém. Os delegados aprovaram reajuste salarial de 15% (previsão de infláção do per íodo de 01/09/2014 a 31/08/2015 + aumento real de 5%) a ser apresentado como proposta na 17ª Conferência Nacional, além da manutenção do n ível de emprego, combate à terceirização, saúde e segurança.
Emprego -; Neste tópico, ficou acordado combate à terceirização, com o arquivamento do PLC 30/15 (antigo PL 4330/2004) e, ainda, a ratificação da Convenção 158 (demissão imotivada), da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Moção em defesa do emprego dos trabalhadores do HSBC também foi aprovada. Em relação ao PLR, os presentes mantiveram o modelo atual.
Saúde -; Grande preocupação dos sindicatos, os delegados aprovaram o fim das metas abusivas via Protocolo de Venda Responsável. Ampliação do per íodo de amamentação para 12 meses, que hoje é de seis meses (assegurado pela CLT), e a realização de exame demissional espec ífico e não mais a utilização do exame periódico para essa finalidade também foram algumas sugestões acordadas.
Segurança -; Sobre segurança, foi decidido como proposta a ampliação para todo o pa ís do projeto-piloto, formalizado em 2013 entre a Fenaban, Contraf-CUT e Sindicato de Pernambuco. O projeto, hoje em andamento em Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda, prevê a instalação de portas de segurança com detectores de metais, câmeras internas e externas, biombos entre a bateria de caixas e as filas, guarda-volumes, além de vigilantes com coletes bal ísticos e armados de acordo com a Lei 7.102/83 e cofre com dispositivo de retardo.
Conferência Interestadual -; Realizada nos dias 2 e 3 de julho, em Itanhaém, pela Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS), a Conferência teve como objetivo definir as ações que serão levadas para a 17ª Conferência Nacional dos Bancários, que acontece entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, em São Paulo. O evento contou com 180 inscritos, 146 homens e 34 mulheres, que discutiram temas como emprego e remuneração, condições de trabalho, saúde e segurança.