Itaú renova contrato de Comissão de Conciliação Voluntária com o SINDBAN

A diretoria do SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) recebeu na manhã desta terça-feira, 3, a superintendência de Relações Trabalhistas e a gerência de Relações Sindicais do Banco Itaú/Unibanco. Os gestores solicitaram a reunião para renovar o contrato de CCV (Comissão de Conciliação Voluntária) com o Sindicato, além de estreitar os laços entre Sindicato e Banco a fim de resolver os constantes problemas de gestão dentro das agências que estão sendo denunciados por bancários ao Sindicato.
O Banco Itaú foi pioneiro na iniciativa de resolver os conflitos trabalhistas com funcionários que deixavam a empresa. Em 1998, assinou com o Sindicato o aditivo, instalando a Comissão que viria dar in ício a esta nova forma de solucionar os conflitos trabalhistas, sem precisar recorrer à Justiça do Trabalho. Desde o in ício da parceria, o Sindicato atendeu 99 casos, sendo que 56 deles foram conciliados entre Banco e funcionário resultando em um montante de mais de R$ 1,3 milhão. “;Este aditivo foi renovado por mais um ano em função dos resultados obtidos no decorrer dos anos, considerados muito positivos para todos os lados “;, afirmou o presidente do SINDBAN, José Antonio Fernandes Paiva.
PROBLEMáTICAS -; Os diretores não liberados do Sindicato, que continuam atuando dentro das agências, explanaram as dificuldades do dia a dia, principalmente com relação a metas abusivas e o assédio moral. O diretor financeiro do SINDBAN, José Jaime Perim, apresentou os dados da pesquisa do Perfil Bancário deste ano, levantamento este realizado pelo Sindicato. Entre os dados mais preocupantes, está o de assédio moral: 15,34% dos bancários do Itaú afirmaram que sofreram ou sofrem algum tipo de assédio, sendo que 29,79% são gerentes de relacionamento. Esta pesquisa foi traçada em sete cidades e 21 agências, sendo que 176 bancários do Itaú responderam ao questionário.
“;Estes números nos preocupam muito. A gestão de pessoas precisa melhorar, o ambiente deve estar agradável e os bancários e clientes precisam se sentir a vontade dentro da agência “;, afirmou. Paiva salientou o caso ocorrido recentemente com uma gestora do Banco, que foi acusada de assediar seus funcionários e, recebendo a visita de diretores do Sindicato para solucionar o problema, afirmou que a atitude dos envolvidos era rid ícula. Em função da reação da gestora, o Sindicato organizou um ato nomeado como o “;Dia do Rid ículo “;, solicitando que o Banco transfira a gerente para outra cidade, pois na agência em que está lotada não há mais clima para trabalhar.
O superintendente de Relações Trabalhistas do Itaú, Marco Aurélio Oliveira, disse que não estava ciente sobre o quadro de assédio moral na base do Sindicato e afirmou que vai trabalhar para que casos como este sejam prevenidos. “;Primeiro eu gostaria de dizer que estamos muito felizes com o convite. Estamos aqui para ouvi-los e buscar soluções para os problemas ou dificuldades que estão ocorrendo. E sobre os problemas detalhados, reafirmo que o trabalho preventivo sem dúvida é o que mais dá resultado, pois você trabalha na causa, não na consequência do problema “;.
Oliveira acrescentou que o trabalho apresentado a eles sobre o Perfil Bancário é muito importante para que possam traçar estratégias de mudanças, entendendo o que aconteceu no caso espec ífico e tentando criar soluções futuras. “;é um grande desafio, mas estamos trabalhando para diminuir estas reclamações. Um dos exemplos é que estamos aumentando o número de treinamentos com relação ao relacionamento interpessoal, porque há esta necessidade de treinar estas pessoas para gerenciarem e se relacionarem de forma saudável com os seus funcionários. Portanto, afirmo para vocês que vamos olhar com carinho este tema em Piracicaba e acompanhar estes casos espec íficos “;, acrescentou.
Sobre este tema, a diretora Carla Sterde acrescentou ainda que cada caso deve ser tradado especificamente, reiterando que a ideia de treinar os gestores é muito importante para o bom relacionamento entre gerente e os bancários. “;A motivação gera resultado e precisamos ter alguém em quem confiar dentro da agência, senão ficamos sem representante no nosso local de trabalho “;.
O gerente de Relações Sindicais do Itaú, Romualdo Garbos, afirmou que o Banco tem canais que permitem fazer intervenções diretas, além dos cursos e treinamentos, principalmente quando recebem reclamações como as repassadas pelo Sindicato. “;Por isto precisamos trocar mais ideias e informações com a Diretoria do Sindicato, para atuarmos melhor e solucionarmos questões que podem atrapalhar o bom funcionamento dos locais de trabalho “;, enfatizou.
METAS E DEMISSõES -; A cobrança de metas abusivas é um dos itens de maior reclamação dos bancários. Durante a reunião, os diretores salientaram que estão sendo implantadas metas muito altas para poucos funcionários, já que o número de demissões no Itaú continua crescente. Além disso, bancários estão exercendo multifunções -; sem remuneração condizente -; e sendo cobrados por mais de uma função.
Os gestores de Relações Trabalhistas do Itaú afirmaram que vão levar as demandas à Diretoria para buscar soluções para os problemas.
Texto e fotos: Michelle Bottin DRT/PR 7704

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