O presidente do SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região), vice-presidente da Feeb SP/MS (Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul) e vereador, José Antônio Fernandes Paiva, propôs aos gestores do Banco Itaú, que a instituição estude a manutenção do n ível de empregos por um per íodo de, no m ínimo, 12 meses, no processo de bancarização. Gestores da instituição expuseram nesta manhã, 14, em São Paulo, uma proposta para interiorização de trabalhadores de financeiras ao sistema bancário.
O banco é o segundo a buscar um acordo com a Feeb, que visa classificar como bancários trabalhadores de suas financiadoras de ve ículos. O Bradesco foi o primeiro.
Segundo Paiva, sua proposta não visa condicionar o acordo ente banco e as bases da Federação, mas estaria coerente com o comportamento da Instituição que historicamente vem respeitado a representação dos trabalhadores. “;é algo que poder íamos discutir juntos para levar ao trabalhador uma tranquilidade quanto as novas condições do seu regime de contratação “;, disse Paiva.
Marco Aurelio de Oliveira, do Banco Itaú, disse que não há intenção de utilizar as modificações para realizar uma redução de funcionários. Ele afirmou ainda aos dirigentes da Federação que o setor chegou a ter três mil funcionários e, hoje, são 1829. “;Todo enxugamento necessário já foi feito. Não há clima interno para isto “;, garantiu.
Paiva reforçou que sua proposta tem precedente na categoria e que foram firmados no passado contratos diferenciados. “;Manter o n ível de emprego é uma luta constante dos bancários que, todos os dias, são vitimados por ações que visam garantir e manter os lucros em detrimento das condições de trabalho “;, reafirmou.
Paiva propôs ainda que toda vez que a instituição fizer novas contratações, que priorize os 1.829 trabalhadores.
Qualquer decisão finalizada entre Feeeb e instituições financeiras será analisada em assembleias e trabalhadores, realizadas em todas as bases filiadas. Oliveira firmou que vai levar à direção do Itaú a proposta feita por Paiva.
Texto e fotos: Valéria Rodrigues