Diretores e assessores do SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) e do mandato do vereador Paiva recepcionaram nesta quinta-feira, 13, quatro médicos Cubanos do Programa “;Mais Médicos “;, do governo Federal que irão trabalhar em Piracicaba. Os profissionais vão atuar no Programa “;Saúde da Fam ília “; no Jardim Gilda, Boa Esperança 1 e 2 e no Jardim Oriente.
Os quatro médicos têm experiência internacional e especialização em Medicina Geral Integral, o equivalente a especialização em atenção básica de saúde, justamente a área em que há falta de profissionais em Piracicaba.
Mercedes Rosário Sosa Herrera tem 42 anos, se formou em 1995, além de ter trabalhado na Bol ívia por dois anos. Olga L ídia Llanes Dias tem 47 anos, concluiu o curso de Medicina em 1990 e trabalhou em Honduras por dois anos. Wilfredo Dajaroch Carbonell tem 41 anos, trabalhou três anos em Portugal e seis anos na Venezuela. E Yolaysi Frometa Torres tem 35 anos, atuou três anos na Venezuela e está formada desde 2002.
Os médicos cubanos estão no Brasil há um mês e passaram por um curso sobre o Sistema único de Saúde do Brasil, bem como frequentaram aulas de português. Para Wilfredo Dajaroch Carbonell, a l íngua não será problema. “;Já estamos falando melhor do que quando chegamos e no dia a dia do contato com a população entendemos a linguagem dos bebês de dez dias, por exemplo, e não teremos dificuldade com os outros pacientes “;.
Olga L ídia Llanes Dias disse que está muito feliz em trabalhar no pa ís; “;Viemos trabalhar para ajudar a população e estamos sendo muito bem recebidos “;, enfatizou. Piracicaba tem hoje 45 unidades do Programa Saúde da Fam ília e ainda faltam seis médicos para que as equipes fiquem completas. Há expectativa é de que esses profissionais cheguem à cidade na quarta fase do Programa “;Mais Médicos “;, em abril.
Texto: Mário Camargo MTB 24.120
Fotos: Michelle Bottin DRT/PR 7704
SINDBAN e mandato dão as boas vindas aos médicos cubanos
Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook