O dia 22 de outubro é uma data histórica para o SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região), pois celebra sua fundação, e em 2013, completa 54 anos de lutas e muitas conquistas para a categoria.
O Sindicato dos Bancários de Piracicaba foi criado em 22 de outubro de 1959 por um grupo de bancários liderado por Gelson Aparecido Diniz (Bradesco), sendo que em 1961 a Associação foi transformada em Sindicato, tendo como primeiro presidente Mário José de Lima Dantas (Banco do Brasil), que permaneceu no cargo até 1964, quando a entidade sofreu intervenção do regime militar. Em 1965, o Sindicato foi assumido por Diocleciano Villar, funcionário do Banco do Brasil, que comandou a entidade até 1967, assumindo seu lugar Francisco Antonio Nascimento Toledo, que presidiu o Sindicato até 1976. Neste ano, Villar retornou a presidência do SINDBAN, ficando até 1986.
Em 1986 a entidade indicou o jovem bancário do então Banco Nacional, José Antonio Fernandes Paiva, que com apenas 27 anos, foi lançado como presidente. Sua indicação aconteceu por ter se destacado em uma forte atuação do movimento “;Ano do Despertar Coletivo “;, em 1983, e por ter sido peça decisiva na greve de nove dias dos bancários de Piracicaba, em 1985, que parou a cidade e mostrou a força da categoria.
Desde então, o Sindicato assumiu definitivamente sua vocação e ao longo desses anos passou a ter uma atuação ainda mais forte na sociedade e no movimento sindical brasileiro, defendendo os interesses dos bancários e dos trabalhadores como um todo, participando e liderando a categoria em inúmeras outras greves, manifestações e movimentos, como pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1992, junto à campanha pela duplicação da Rodovia SP 304, contra a construção da hidrelétrica Carioba II, contra o fim da filantropia do Hospital Fornecedores de Cana, contra o Nepotismo, contra a instalação de mais um pres ídio em Piracicaba, além de diversas campanhas do agasalho e alimentos.
é importante destacar ainda, que nestes 54 anos o Sindicato vem lutando em prol de melhores condições de vida dos trabalhadores bancários, bem como tem participado ativamente de todas as instâncias democráticas existentes em Piracicaba como Conselhos, Comissões e Organizações que fomentem o desenvolvimento e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos os trabalhadores e cidadãos em geral.
Pioneiro em importantes lutas da classe trabalhadora, o envolvimento deste Sindicato abrange diversas instâncias e temáticas, desde questões de segurança, saúde, meio ambiente, educação e cidadania, cultura, esportes, emprego e renda, e a luta por igualdade de oportunidades.
NOVA DIRETORIA -; O Sindicato dos Bancários de Piracicaba é uma referência de luta, transparência, democracia e seriedade, não só para os bancários, mas para a sociedade de Piracicaba e Região. O exemplo disto é um processo eleitoral totalmente transparente e democrático, onde a informação do pleito chegou ao seu colegiado com 180 dias de antecedência, garantindo a participação de todos e todas. E a garantia da transparência refletiu na confiança dos 99% dos associados que elegeram a atual diretoria com 93% dos votos válidos e nenhum voto nulo.
Com a nova Diretoria, eleita em abril, inovações e renovação de 32% em seu quadro, sendo que 44% da Diretoria foi composta por mulheres e 12% dos negros da categoria. Além disso, o Sindicato cumpriu o desafio de incorporar à Diretoria pessoas com deficiência e militância na luta pela inclusão.
PROJETOS -; O SINDBAN conta ainda com a inovação de possuir um Núcleo de Qualidade de Vida e Ação Solidária, sendo um dos primeiros do pa ís a ter uma equipe com psicólogas, assistente social, nutricionista e fisioterapeuta. Foi também o primeiro sindicato a lançar uma cartilha sobre Assédio Moral e a desenvolver uma pol ítica de segurança bancária, unificando as ações das diversas forças policiais no munic ípio, resultando em uma marca histórica de 97 meses sem assalto a bancos em horário de expediente em Piracicaba.
LUTA E CONQUISTAS -; O SINDBAN Piracicaba tem orgulho de em 2013 mais uma vez ir à luta e manter conquistas históricas à categoria, como jornada de trabalho de 6 horas diárias e 30 horas semanais, aux ílio creche para crianças até 5 anos e 11 meses de idade, aux ílio-refeição, aux ílio-alimentação, Participação nos Lucros e Resultados, piso salarial de R$ 1.648,12, vale cultura e abono assiduidade.
“;São 54 anos de lutas e muitas conquistas, seja no processo eleitoral, onde garantimos maior participação de mulheres e negros e inclusão de deficientes na Diretoria, como também na Campanha Salarial, onde lutamos e conquistamos melhores condições de trabalho, um salário mais justo e digno aos bancários, mais contratações e benef ícios. Temos muito do que nos orgulhar da história de luta do nosso Sindicato “;, afirmou o presidente do SINDBAN e vereador, José Antonio Fernandes Paiva.
BASE -; O Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região representa cerca de 2.500 bancários, que trabalham e residem em 22 cidades da região: Piracicaba, águas de São Pedro, Charqueada, Santa Maria da Serra, São Pedro, Saltinho, Rio das Pedras, Rafard, Capivari, Pereira, Jumirim, Mombuca, Laranjal Paulista, Tietê, Cerquilho, Bofete, Anhembi, Pardinho, Porangaba, Santa Bárbara d’Oeste, Maristela e Conchas.
COMEMORAçãO -; O aniversário de 54 anos do SINDBAN será comemorado pelos bancários com reunião de trabalho do Sistema Diretivo na noite desta terça-feira, 22.
SINDBAN: 54 anos de lutas e conquistas
Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook