Encerrou, por volta das 13h desta sexta-feira, 21, a Conferência Interestadual da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, em Saurão-SP. Os relatórios apresentados pelos cinco grupos de trabalho foram debatidos e aprovados pela maioria dos delegados presentes.
O segundo dia de Conferência foi aberto pelo presidente da Federação, David Zaia, que afirmou que os bancários deveriam aproveitar o momento para preparar uma boa Campanha Salarial. “;Este é um momento importante para os sindicatos discutirem uma série de questões “;, afirmou.
Os 210 delegados presentes na Conferência se reuniram no final da tarde de quinta-feira, 20, em cinco grupos espec íficos (remuneração, emprego, saúde e condições de trabalho, segurança e sistema financeiro) para discutirem propostas para a Campanha Salarial 2013.
Entre as propostas apresentadas pelo grupo “;Remuneração “; e aprovadas em plenária, as principais são: reposição acumulada no per íodo e 5% de aumento real; e acabar com o banco de horas, pagar as horas extras mantendo a minuta dos anos anteriores.
O grupo “;Emprego “; colocou, entre vários itens, como prioridade, que 5% do quadro de funcionários da instituição financeira serão obrigatoriamente negros e negras.
O grupo “;Saúde e Condições de Trabalho “; elencou vários itens que devem constar na minuta da Campanha Salarial: fim das metas abusivas e do assédio moral; trabalhos seguros; atividades adaptadas ao perfil; remuneração e benef ício justo; estabilidade de emprego; ambiente saudável de trabalho; equidade para todos; e possibilidade de promoção.
Para a pauta da Campanha Salarial 2013, no quesito “;Segurança “;, foram elencados vários itens: incentivar o movimento sindical a criar nos munic ípios leis municipais voltadas para segurança bancária; bancários não podem transportar dinheiro, em hipótese alguma; iluminação externa das agências bancárias deve ser inclu ída na minuta com intuito de inibir e coagir poss íveis assaltos; ampliar para todo território nacional o programa de segurança bancária implementado pela Fenaban e Contraf nas cidades de Olinda, Recife e Jabotão; funcionários sob ameaça de um poss ível sequestro terão à disposição se necessário escolta de segurança contratada pelo banco; e fiscalizar as condições de higiene nas agências, ar condicionado, ventilação e iluminação.
Para finalizar, o grupo “;Sistema Financeiro “; apresentou suas propostas aos delegados presentes: controle social do Sistema Financeiro Nacional; controle total acionário pelo Governo de todos os bancos estatais; redução dos juros como pol ítica permanente; colocação de limites pelo Governo na atuação dos bancos; participação dos trabalhadores nos conselhos de administração dos Bacen e CMN; construção da Conferência Nacional do Sistema Financeiro; criação de grupo de trabalho com o objetivo de adquirir e disseminar o conhecimento relacionado ao funcionamento do Sistema Financeiro Nacional; campanha de divulgação do Código de Defesa do Consumidor Bancário, Resolução 2878 do BCB.
AVALIAçãO -; O secretário geral da Federação, Jeferson Boava, avaliou positivamente a Conferência, destacando que foi muito importante a participação dos sindicatos, com uma quantidade bem representativa. “;Nesses dois dias de debate a Federação construiu todas as propostas necessárias para levar a Conferência Nacional, que acontece nos dias 19, 20 e 21 de julho em São Paulo, contribuindo com o movimento dos bancários nacionalmente “;.
Boava salientou que agora “;é importante o bancário entrar em contato com seu Sindicato, conhecer e analisar as propostas aprovadas para iniciar o processo de discussão para construção de uma campanha vitoriosa “;, finalizou.
Texto: Michelle Bottin
Interestadual aprova propostas para Conferência Nacional
Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook