A diretoria do SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) se reuniu na manhã desta terça-feira, 18, com o intuito de discutir as manifestações que estão ocorrendo em todo pa ís há uma semana, mas que ganharam força na segunda-feira, 17.
Milhares de pessoas se reuniram, em diversas capitais do Brasil, e organizaram passeatas solicitando melhor transporte público, saúde, segurança e qualidade de vida.
O presidente do SINDBAN e vereador do PT em Piracicaba, José Antonio Fernandes Paiva, afirmou que os integrantes da diretoria do Sindicato viram com bons olhos a manifestação, já que o Sindicato é uma entidade que tem 54 anos de história de lutas e envolvimento na comunidade. “;Essas manifestações são importantes, pois não são simplesmente pelos R$ 0,20 de acréscimo no preço das passagens, são resultado do envolvimento de companheiros e companheiras na luta pela conquista do direito de se manifestar. E estou muito feliz em ter participado da luta por esta conquista e valorização da diversidade, pois são vários movimentos reunidos em uma causa “;.
A pauta dos sindicalistas incluiu a discussão que motivou as manifestações de segunda-feira, mas se ampliou ainda para redução da jornada de trabalho, proibição da demissão imotivada, valorização dos aposentados e pensionistas, salário igualitário entre homens e mulheres, exigência de 10% do PIB para Educação, 10% do Orçamento da União para Saúde e Reforma Agraria. “;Nós reafirmamos todas essas lutas e acreditamos que isso se dá pelo fortalecimento dos partidos pol íticos e não por fora deles “;, acrescentou.
Paiva falou também que o Sindicato reafirmou o apoio ao movimento Pula Catraca, de Piracicaba -; como já vem fazendo nos últimos seis meses -;, ao projeto contra o nepotismo, pela Ficha Limpa e pela transparência do Poder Público.
Abaixo, o link com o pronunciamento da presidenta Dilma sobre as manifestações.
Texto: Michelle Bottin