O setor financeiro (bancos e financeiras) ficou em primeiro lugar nas queixas dos consumidores em 2012, ultrapassando o de telecomunicações, de acordo com boletim do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que engloba os Procons, vinculados ao Ministério da Justiça.
Na divisão por assunto, entretanto, a telefonia celular tirou a dianteira que os cartões de crédito ocuparam em 2011.
Os órgãos de proteção e defesa do consumidor (Procons) estaduais receberam 2,03 milhões de reclamações gerais no ano passado, ante 1,6 milhão em 2011, com aumento de 19,7%.
O setor financeiro foi o que recebeu mais reclamações dos consumidores, com 23,85% das queixas totais. Em seguida veio o de telecomunicações, com 21,7% dos registros. A classificação por setor foi introduzida pelo Sindec ano passado.
Por temas, o primeiro lugar é da telefonia celular (9,17% do total das queixas), depois os bancoscomerciais (9,02%), cartões de crédito (8,23%), telefonia fixa (6,68%) e empresas financeiras (5,17%).
Em 2011, a maior parte das reclamações (9,21%) foi direcionada aos cartões de crédito, depois telefonia celular (7,99%), bancos comerciais (7,26%).
Os principais problemas apontados pelos consumidores foram relativos a cobranças (37,42% do total das reclamações); qualidade dos produtos (17,57%); oferta de produtos e serviços (17,31%) e problemas nos contratos (13,21%).
No ranking por empresas, a Oi foi l íder em reclamações nos Procons em 2012, com 120.374 demandas, seguida pela Claro (102.682), pelo Itaú (com 97.578) e pelo Bradesco (61.257).
Fonte: Valor Online