Juro baixo pede reciclagem de gerentes

Com a redução da taxa básica de juros e o retorno mais baixo dos investimentos em renda fixa, os bancos focam agora em novas estratégias para manter os clientes e angariar aplicadores.

As instituições passaram a atuar em duas frentes. De um lado, recapacitam os gerentes para atuar no atual cenário e atender às novas necessidades dos clientes.

De outro, tentam qualificar os investidores, com mais palestras de educação financeira e modificações em regras de entrada em alguns fundos.

O HSBC está oferecendo treinamento adicional para os gerentes das agências e para consultores financeiros, que aconselham os clientes remotamente.

Gilberto Poso, superintendente de gestão de patrimônio do banco, diz que é preciso “sair da zona de conforto e buscar alternativas” para que o dinheiro renda como antes. Ele diz que o novo cenário econômico foi o tema de mais de cem palestras, que foram adicionadas ao calendário do banco neste ano.

Segundo Denise Hils, superintendente de sustentabilidade do Itaú Unibanco, o banco já ofereceu instrução sobre finanças pessoais para 70 mil funcionários, além de empresas e jovens.

No Santander, a primeira medida foi reduzir a aplicação m ínima de alguns fundos de renda fixa para R$ 1.000 para tornar mais acess íveis aqueles que rendiam mais que a poupança.

NOVAS ESTRATéGIAS

Outra decisão foi que os gerentes devem rever as carteiras de investimentos dos clientes. Os gerentes dos bancos foram orientados a “não aceitar” que os clientes deixem o dinheiro na caderneta de poupança, que pode render menos que a inflação.

Simão Luiz Kovalski, da diretoria de clientes do Banco do Brasil, diz que os gerentes estão usando uma nova plataforma tecnológica que reúne as informações sobre o cliente e informa quais os produtos financeiros adequados para cada um.

De acordo com ele, os bancos também mudaram a forma de se relacionar com os clientes em 2012. “Estamos avisando os clientes que pagam os juros do cheque especial que eles poderiam pagar taxas menores.”

O Bradesco tem investido em educação financeira e utilizado recursos tecnológicos para traçar o perfil de investimento de cada cliente.

Segundo o superintendente Edmir José Domingues, os cursos gratuitos oferecidos no site do banco já foram acessados por quase 1 milhão de pessoas.

“Mas, para que o cliente se adapte à nova realidade econômica, é fundamental a orientação do próprio gerente”, afirma.

Fonte: Folha de S. Paulo

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