Buscando colaborar de todas as maneiras para que a Sociedade Beneficente 13 de Maio volte a ser uma referência em Piracicaba, o vereador e presidente do SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região), José Antonio Fernandes Paiva apresentou um requerimento de urgência na sessão ordinária desta segunda-feira, 13, que solicita informações sobre a entidade. Aprovado por unanimidade pelos vereadores, o parlamentar do Partido dos Trabalhadores afirmou que “;é hora de reconstruir o 13 de Maio “;.
O l íder do PT disse que as informações solicitadas são imprescind íveis para que a comunidade conheça a real situação do 13 de Maio e trace planos para reconstrução da entidade. “;Vamos dar a nossa contribuição para que a Sociedade Beneficente 13 de Maio deixe de ser um depósito de materiais e estacionamento de automóveis, para ser um centro de ações da cultura afro descendente, qualificação, requalificação, educação e integração social “;, disse Paiva.
Toda esta união em torno da Câmara de Vereadores se deu no começo de abril de 2013, quando Piracicaba foi surpreendida com a not ícia que a sede da entidade estava sendo leiloada. Os vereadores aprovaram em regime de urgência no dia 4 de abril, uma moção de apelo à ju íza titular da 3ª Vara Federal do Trabalho de Piracicaba, para que fosse restabelecido à comunidade piracicabana, o patrimônio da Sociedade Beneficente 13 de Maio, leiloado e arrematado para pagamento de d ívida com a União. No processo de discussão da moção e a mobilização de parte da sociedade resultou na sensibilização que levou à reversão do leilão.
Com o intuito de ver uma nova fase na história do 13 de Maio, o vereador Paiva fez os seguintes questionamentos: Quantos sócios possui hoje a Sociedade Beneficente 13 de Maio? Qual a receita arrecadada proveniente de seus sócios? Como são compostos e quem compõe os Conselheiros Deliberativos e Fiscais? Quem compõe a atual diretoria? Qual o per íodo de vigência da atual diretoria, in ício e fim do mandato? Existe data previsão para próxima eleição? Quantos associados estão aptos a votar? Quantos associados estão aptos a serem votados? Além da mensalidade dos sócios, a Sociedade Beneficente 13 de Maio tem outra fonte de receita? Se sim, quais são as fontes, relacionando doador ou origem da doação, datas e valores dos recebimentos nos últimos dois anos.
EMENDA PARLAMENTAR AO PPA -; O vereador Paiva apresentou emenda ao PPA (Plano Plurianual) que será votado nesta quarta-feira, 15, para que a sede da Sociedade Beneficente 13 de Maio fosse restaurada e reformada. “;O objetivo é dar vida a sede do 13 de Maio, que faz e fez história em Piracicaba “;, finalizou.
Texto: Ronaldo Castilho -; MTb: 58.297