Ex-funcionários egressos do banco Nossa Caixa estão há mais de 20 dias sem conseguir exercer direito assegurado por ação civil pública do Ministério Público do Trabalho
Aposentados do Banco do Brasil que vieram do antigo Banco Nossa Caixa (BNC) estão enfrentando dificuldades para conseguir acessar um direito já garantido pela Justiça: entrar no plano de saúde CASSI Associados. O problema é que o portal funcionalismo.bb.com.br, que é o único canal aceito pelo banco para fazer a solicitação, está fora do ar.
A adesão deve ser feita pelo envio do “Formulário de Inclusão CASSI – Egressos – ACP” e dos documentos exigidos na opção “Nova solicitação Funcionalismo / CASSI – ACP 1 – 55”. Porém, como o sistema não funciona, os aposentados não conseguem concluir o pedido e o Banco do Brasil não ofereceu outra forma de atendimento.
Diante disso, foram enviados à Controladoria-Geral da União (CGU) uma denúncia formal e um pedido de informações com base na Lei de Acesso à Informação. Os documentos pedem explicações sobre: o motivo do sistema estar fora do ar; quando o serviço será normalizado; se o Banco do Brasil informou oficialmente o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Justiça sobre o problema e qual canal alternativo será oferecido enquanto o portal continuar indisponível.
Também foi solicitado o histórico de acessos ao portal entre os dias 11 e 15 de maio, para saber quantos trabalhadores foram prejudicados.
O direito ao plano de saúde já foi garantido pela Justiça e não pode ser barrado por um sistema fora do ar. “Orientamos que os ex-funcionários do Banco Nossa Caixa guardem provas das tentativas de acesso e registrem reclamações na CGU e no Banco do Brasil. O Sindicato dos Bancários de Piracicaba segue acompanhando o caso e está à disposição para orientar os aposentados”, afirma Lucas Passos de Lima.
TRANSPARÊNCIA SEM FUNCIONAMENTO – A ironia da situação é que o próprio Portal da Transparência do Banco do Brasil, disponível no endereço oficial Banco do Brasil, apresenta todas as regras e orientações para adesão na aba “Egressos BNC – Opção CASSI”. As informações estão públicas e acessíveis. O problema é que o único canal onde a solicitação realmente pode ser realizada permanece indisponível.
