Nova presidenta da Caixa tomou posse

A nova presidenta da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, assumiu o cargo nesta quinta-feira (12), mesmo dia em que o banco completou 162 anos de existência.

O anúncio de que Rita seria a nova presidenta da Caixa ocorreu no dia 30 de dezembro, mas a nomeação só foi publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (9). A cerimônia de posse, que será realizada a partir das 18h, no Teatro da Caixa Cultural, em Brasília, contará com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Rita, que era a representante eleita pelos empregados para o Conselho de Administração da Caixa, assume a presidência com o compromisso de manter uma relação de respeito com as entidades representativas dos trabalhadores.

A Caixa é um banco que tem que ter como foco a sua sustentabilidade e a sua integridade e isso, às vezes, limita as ações que a gente tenha com relação à pauta dos empregados. Mas, é fundamental ter transparência e manter o diálogo no processo de negociação e de discussão da pauta dos trabalhadores.

A nomeação de Rita Serrano como presidenta da Caixa representa uma conquista para a classe trabalhadora. A Caixa é a principal responsável pela viabilização de diversas políticas públicas do governo federal. Ter uma representante dos trabalhadores em seu comando nos traz a expectativa de que tanto as demandas das empregadas e empregados, quanto as da população que mais necessita dos recursos do banco para tocar sua vida, serão analisadas por uma ótica de quem já viveu e sabe o que eles precisam.

Expectativa e preocupação – O banco público, nas mãos certas, pode ser um importante instrumento para a execução de políticas públicas, contribuindo para a redução da desigualdade e para o desenvolvimento econômico e social país.

Ao mesmo tempo, existem enormes desafios a serem enfrentados pela nova gestão no banco. Há um rastro de destruição deixado pelas antigas administrações, seja na parte estrutural, seja na parte logística, e especialmente na parte de valores. Não haverá mudanças de uma hora para outra. Mas o SINDBAN e todo o movimento sindical estão atentos e de portas abertas paras as negociações para que todos os funcionários do banco tenham seus direitos e conquistas respeitados.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content