A Copa do Mundo de 2022 começou no domingo (20), às 13h (horário de Brasília), com a partida entre as seleções do país sede, o Qatar, e a do Equador, e o governo federal, o Supremo Tribunal Federal (STF) e alguns governos estaduais, além de bancos já anunciaram horários especiais de trabalho nos dias de jogos do Brasil.
A seleção brasileira, que está no grupo G, só entra em campo na quinta-feira (24), às 16h, para disputar uma partida contra a Sérvia. Os outros dois jogos do Brasil na primeira fase também caem em dias úteis. O segundo contra a Suíça é na segunda-feira, dia 28 de novembro, às 13h; enquanto o terceiro, contra a seleção camaronesa, será na sexta-feira, dia 2 de dezembro, às 16h.
Governo Federal – De acordo com decreto do governo federal, servidores públicos, trabalhadores públicos, temporários e estagiários terão horários especiais nos dias em que a seleção brasileira entrar em campo.
Quando o jogo for às 12h não haverá expediente. Isso só vai acontecer se o Brasil avançar para as etapas seguintes da competição.
Quando for às 13h o expediente terminará às 11h.
Quando for às 16h, o expediente irá até às 14h.
A medida não é obrigatória e as repartições permanecerão funcionando durante os jogos. Quem optar por não comparecer ao trabalho precisará compensar as horas dispensadas. Também não vale para serviços essenciais, onde os horários têm de ser determinados pela chefia que pode ou não fazer uma escala.
Agências bancárias – De acordo com nota da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nos dias de jogos do Brasil os bancários terão direito a horários especiais.
No caso de jogos às 13h, o funcionamento das agências será das 8h30 às 11h30 (horário de Brasília);
Nos dias de jogos às 16h, o horário de funcionamento será das 9h às 14h (também no horário de Brasília).
Caso o Brasil avance para as etapas seguintes e tenha algum jogo marcado para as 12h, o horário de atendimento ao público será das 9h às 11h e das 15h30 às 16h30.
Canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking, e salas de autoatendimento funcionarão normalmente nos dias de jogos da seleção brasileira, seguindo os horários estabelecidos pela própria agência.
São Paulo – O governo do Estado decidiu os seguintes horários para os servidores nos dias de jogos:
24/11 – Expediente vai até às 14h
28/11 – Expediente vai até às 11h
02/12 – Expediente vai até às 14h.
Comércio Piracicaba – O comércio varejista de Piracicaba – centro e corredores comerciais e supermercados – deve fechar uma hora antes dos jogos da seleção brasileira durante a Copa do Mundo do Qatar. Fica facultativo às empresas a reabertura uma hora após o término das partidas.
Até o momento, a prefeitura de Piracicaba não divulgou os horários de funcionamento dos serviços públicos nos dias dos jogos do Brasil na Copa.