Paiva debate necessidade de maior investimento na atenção básica e reajuste da tabela do sus em reunião do Conselho De Saúde

Na noite de ontem, terça-feira, 29 de maio, o Presidente do Sindicato dos Bancários José Antonio Fernandes Paiva participou da reunião do Conselho Municipal de Saúde que aconteceu no prédio anexo a Câmara de Vereadores de Piracicaba.
Os trabalhos foram conduzidos pelo sindicalista, Milton Costa, que é Presidente do Conselho, que na reunião de ontem empossou as Comissões de Saúde Locais dos bairros: Jupiá, Anhumas, Javari e Vila Cristina. Dando in ício aos trabalhos, a Diretora Financeira da Secretaria de Saúde, Andresa Cristina Ferraz Pupin apresentou a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2019. Os conselheiros tiveram observações pontuais sobre:
— Gastos com alta e média complexidade muito superiores que os com atenção básica;
— Gastos altos com medicamentos em relação à saúde preventiva;
— O gasto alto com Cirurgias Bariátricas.
De acordo com o Conselheiro e Presidente do SindBan, Paiva é poss ível observar uma nova forma de gestão dos recursos e pol íticas. “;Notamos que o gasto com alta e média complexidade se sobrepõe ao gasto com a atenção básica, e essa é uma lógica que precisamos trabalhar para que seja equiparada e no futuro invertida, visto que se tivermos um bom resultado com a atenção básica conseguiremos reduzir os custos com média e alta complexidade, uma vez que faremos o tratamento preventivo no paciente “;, comenta.
Dando sequência a pauta do dia, o Dr. Moisés Taglietta realizou uma apresentação sobre Arbovirose, e trouxe para o debate os números e as pol íticas de combate à Dengue, Zika e Chikungunya no Munic ípio. O balanço apurado mostra que neste ano o ciclo da Dengue teve um pico um pouco mais longo, não se encerrando no mês de março/abril como corriqueiramente, e de saldo positivo. A vigilância epidemiológica apresentou que em Piracicaba:
– Não temos nenhum caso de Zica V írus
– Não temos nenhum caso de Chikungunya
– Foram realizados 6.000 exames NS1 dos quais 4.000 foram realizados em só em abril foram constatados 1024 casos de Dengue, sendo que apenas 10 necessitaram de cuidados especiais.
– Nenhum óbito!
O Conselho aprovou na oportunidade a prestação de contas do quadrimestre do munic ípio e também o requerimento sobre os contratos para reforma assinados em 24.05 pelo Prefeito que contempla as unidades do Jardim Novo Horizonte e Vila Sônia, a mesa também apresentou os valores de emendas parlamentares destinados à saúde. Paiva ponderou junto aos conselheiros uma necessidade de se haver um estudo para a disponibilização de emendas, visto que muitas não suprem as verdadeiras necessidades do setor.
Como encaminhamento o Conselho ficou de construir uma campanha, a partir de PIRACICABA, visando o Reajuste Da Tabela Sus. A ideia partiu do Conselheiro Paiva, que visa um melhor atendimento à população piracicabana. “;Precisamos dar o ponta pé inicial e divulgar uma Campanha para que esse reajuste ocorra, os valores da tabela estão há 17 anos desajustados, e com isso o valor repassado as prefeituras não cobre os gastos das unidades e hospitais com os pacientes “;, conclui.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content