SindBan acompanha discussões sobre PLC para implantação da Operação Urbana Consorciada Corumbataí

Vários diretores do SindBan (Sindicato dos Bancários de Piracicaba) acompanharam na tarde desta quarta-feira (25/10), a audiência pública para análise e discussão do PLC (Projeto de Lei Complementar) nº 015/17, que estabelece diretrizes e mecanismos para a implantação da Operação Urbana Consorciada Corumbata í. A reunião ocorreu na Câmara de Vereadores de Piracicaba.

O projeto é uma proposta de ocupação de uma área de 2 milhões de m2, localizada entre região do Gilda e Bosques dos Lenheiros, com moradias de baixa renda. Em outra oportunidade, o Sindban – como membro do Conselho da Cidade – votou contrário à aprovação deste projeto por considerar o mesmo cria um bolsão de pobreza. é de conhecimento público que existem no munic ípio, aproximadamente, 40.000 lotes urbanos que poderiam ser utilizados para a construção de moradias populares.

O presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, disse durante a audiência que o projeto deveria ter passado pelo Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), órgão com capacidade técnica para avaliar os diversos tipos de impactos que essa conturbação poderá gerar. Ele também sugeriu que bairro poderia ser planejado com dispositivos urbanos modernos, como: cabeamento subterrâneo, ruas com piso drenante ou intertravados, que permitem a infiltração da água e evitam enxurradas e alagamentos, entre outras melhorias.

“;Outra preocupação importante é de caráter social, que se garanta que não estejamos criando a “;Cidade dos Pobres “;, mas que sejam implantadas todas as infraestruturas urbanas e equipamentos sociais para atender essa população prevista em, aproximadamente, 40 mil pessoas após todas as etapas do empreendimento. Talvez, tenhamos que repensar a densidade populacional “;, disse Paiva.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content