As inscrições de chapa acontecem de 20 a 24 de fevereiro e as eleições no dia 19 e 20 de abril
Foi aberto no dia 19 de janeiro mais um processo para as eleições no SindBan (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região). Com inscrições para as chapas de 20 a 24 de fevereiro, a votação elege os dirigentes que conduzirão a instituição por mais 4 anos. Desde segunda-feira (23), os dirigentes sindicais estão visitando agências de Piracicaba e região para entregar o boletim impresso sobre o cronograma e as regras do processo eleitoral.
Segundo o presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, o Sindicato tem o compromisso de garantir que todo aquele que deseje participar do processo tenha condição de se informar e se apresentar. “;O objetivo é garantir todo o acesso às informações aos sócios e não sócios. Fazer com que o conteúdo chegue rapidamente à categoria é um compromisso assumido e que muitas vezes não acontece em outras esferas trabalhistas “;, comentou Paiva.
O prazo para registro de chapas será de cinco dias úteis, contados da data de publicação do Aviso Resumido do Edital, que acontece dia 11 de fevereiro. é obrigatório que a inscrição seja realizada na secretária do SindBan. Podem ser candidatos os associados que tiverem no m ínimo um ano de v ínculo na categoria e seis meses de sindicalização na base territorial do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região.
As eleições acontecem no dia 19 de abril, das 9h às 16h30 e 20 de abril, das 9h às 14h. Serão disponibilizadas urnas itinerantes em todas as agências das cidades da base sindical e uma urna fixa na sede do Sindicato para aposentados. é considerado eleitor todo associado que, na data da eleição, tiver no m ínimo 16 anos de idade e seis meses de inscrição no quadro social do Sindicato.
“;Durante o mês de fevereiro, faremos uma ampla campanha de divulgação, convidando os bancários a participarem da Eleição. O SindBan luta há 57 anos pela categoria, precisamos ampliar cada vez mais nossa história que é recheada de conquistas. Vivemos um momento em que os direitos trabalhistas estão sendo deixados de lado, é preciso força para não sofrermos nenhum retrocesso “;, defendeu o presidente.
Calendário Eleitoral
Janeiro
30/01 a 03/02 -; Entrega nas agências de cópia do edital com protocolo.
Fevereiro
06 -; Convenção Regional do Sindicato para definir os critérios de composição de chapa.
11 -; Publicação do Aviso Resumido do EDITAL.
20 a 24 -; Prazo para inscrição de chapas.
25 -; Publicação do Edital, convocando Assembleia Geral para eleição da Comissão Eleitoral. Membros natos: Presidente Sindicato, representante Federação, representante Confederação. Quatro membros eleitos pela assembleia.
Março
02 -; Assembleia Geral Extraordinária para Eleição da Comissão Eleitoral.
06 -; Publicação da cédula única contendo todas as chapas registradas.
07 a 11 -; Prazo para impugnação de candidatura.
Abril
19 e 20 -; ELEIçõES
20 -; Assembleia Eleitoral Púbica e permanente na sede do Sindicato para apuração da eleição.
20 a 24 -; Prazo para interposição de recursos.
25 a 27 -; Prazo para julgamento do(s) recurso(s).
21 a 20/05 -; Prazo para divulgação do resultado da eleição.
Maio
24 -; Comunicação do resultado da eleição para os bancos.