Análise parcial do Perfil Bancário impulsiona ações de alertas contra o abuso sobre os trabalhadores
Mesmo antes da conclusão da estratificação da pesquisa do Perfil Bancário, realizada anualmente pelo Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região, a entidade dá in ício hoje a uma série de ações visando o combate ao asseio moral dentro das agências. A antecipação foi definida pela diretoria após análise parcial da amostra em que os trabalhadores apontam se já passaram por algum tipo de pressão que caracterize o assédio. Os percentuais diante de quem respondeu aos questionamentos provou a ação imediata da entidade.
A ação teve in ício hoje (18/01) na agência Santander da Vila Rezende, cujoíndice superou os 38% do total de participantes da amostra, o dobro do registrado em 2015. Para José Antonio Fernandes Paiva, presidente do SindBan Piracicaba, o sindicato atua com agilidade para buscar o diálogo com a categoria e os gestores a fim de que medidas judiciais sejam evitadas e o bem estar do trabalhador seja reconstitu ído. “;Temos leis, regras e a indicações da boa conduta que não devem ser superadas por atitudes de autoridade excessiva, pressão psicológica ou humilhações “;, disse. Paiva ainda complementou que há ind ícios de que o assédio moral tenha aumentado devido à pol ítica de gestão do banco, que promove a redução de funcionários, aumento do trabalho e a ausência de gestão para um clima motivacional positivo.
A categoria bancária é uma das que mais adoece emocionalmente devido à forte pressão por cumprimentos de metas. é um mercado agressivo, altamente competitivo e dinâmico. Caracter ísticas que têm feito com que o assédio moral cresça vertiginosamente dentro do ambiente de trabalho. “;O Perfil Bancário que o SindBan Piracicaba realiza é pioneiro no pa ís e baliza nossas ações anualmente. Já editamos a cartilha contras o assédio moral, orientando bancários e gestores, mas os números deste ano indicam ações emergentes e r ígidas, disse Paiva.
PERFIL BANCáRIOS -; A amostra não cient ífica Perfil Bancário SindBan Piracicaba é uma coleta de informações realizada pela entidade anualmente em todas as agências bancárias das 22 cidades de sua base. Sem se identificar, o trabalhador informa espontaneamente seus dados sociais, econômicos e colabora com opiniões quanto ao ambiente de trabalho. Discriminação racial, de gênero e o assédio moral são identificados. Este ano, Foram inclusas questões relativas á saúde do trabalhador, a fim de buscar dados para a ação sindical.
O Perfil Bancário tem alta adesão dos Bancários, que compreendem a importância de contribu írem com o sindicato na formação de um banco de dados que torne as ações do Sindicato mais assertivas. Este ano, o perfil completo será divulgado em Março, durante a Semana da Mulher promovida pelo SindBan e que dá destaque ao recorte de gênero feminino.