Agosto Lilás – mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

O ‘Agosto Lilás’ é uma campanha instituída por lei para enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. O objetivo é intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha que completa 16 anos.

A violência contra mulheres constitui-se em uma das principais formas de violação dos seus direitos humanos, atingindo-as em seus direitos à vida, à saúde e à integridade física. Ela é estruturante da desigualdade de gênero.

Segundo dados do Instituto Patrícia Galvão, uma menina ou mulher é estuprada a cada 10 minutos. Três mulheres são vítimas de feminicídio a cada dia e 30 mulheres sofrem agressão física por hora. Para saber mais acesse: https://dossies.agenciapatriciagalvao.org.br/violencia-em-dados/

SINDBAN ACOLHE – Desde março de 2020, o Sindicato mantém o projeto Sindban Acolhe, que oferece atendimento jurídico, psicológico e assistencial às mulheres vítimas de violência doméstica.

O Sindban Acolhe mantém uma equipe devidamente treinada para atender a esses casos. Assim, a bancária vítima de violência pode ser atendida a qualquer momento na sede do Sindicato, em ambiente reservado, escuta humanizada e os casos mantidos em sigilo. Se preferir, pode agendar atendimento pelo telefone (19) 3417-1333, basta dizer Sindban Acolhe que os atendentes saberão como encaminhar o caso.

DENUNCIE 180 – A Central de Atendimento à Mulher presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

O serviço também fornece informações sobre os direitos da mulher, como os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso: Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.

A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. São atendidas todas as pessoas que ligam relatando eventos de violência contra a mulher.

O Ligue 180 atende todo o território nacional e também pode ser acessado em outros países.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content