Começa hoje e segue até amanhã, em São José do Rio Preto, a Conferência Interestadual da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS).
O SINDBAN participa do evento com uma delegação de 9pessoas, representando os bancos, BB, Bradesco, Itaú, Mercantil, PAN e Santander, eleitos no Encontro Regional realizado no dia 16/5. Dois diretores não puderam ir pois testaram positivo para covid-19.
A Conferência começa com os encontros Interestaduais de Bancos Públicos e Privados. À tarde haverá a apresentação do Balanço dos Bancos, PLR Mercantil e Mapeamento dos trabalhadores e trabalhadoras do Ramo Financeiro. Para essa atividade foi convidada a Economista e Técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Vivian Machado.
As Conjunturas Econômicas e Política serão tema da palestra do presidente da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), David Zaia.
Amanhã, o encontro conta com a apresentação dos relatórios de Bancos Públicos, Públicos e Saúde e depois a apresentação dos Temas e Propostas para a 24ª Conferência Nacional dos Bancários.
Para José Antonio Fernandes Paiva, presidente do SINDBAN, o encontro reforça a mobilização da campanha salarial deste ano. “O cenário de profunda mudança do perfil da categoria bancária, com o implemento dos bancos digitais, fechamento de agências, redução dos postos de trabalho, inclusive com parte da categoria fora dos nossos Acordos Coletivos, mesmo exercendo trabalhos bancários, estão contratados com regimes diferenciados são o pano de fundo da nossa campanha deste ano” avalia.