A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, da qual o Sindban faz parte, protocolou of ício que pede a inclusão da categoria no Plano Estadual Imunização.
“;A luta pela integridade f ísica, pelos direitos e pela saúde do bancário foi ampliada durante a pandemia. Em um primeiro momento, conquistamos a inclusão de companheiros na jornada de teletrabalho. Agora, reforçamos a necessidade de imunizar os bancários e bancárias que atuam na linha de frente “;, afirma Jeferson Boava, presidente da Federação dos Bancários dos Estados de SP e Mato Grosso do Sul.
O presidente ressalta ainda, o esforço da categoria em buscar apoio parlamentar para o assunto. “;Este é o segundo documento enviado ao governo do Estado para a inclusão dos bancários no PNI. é urgente a vacinação, uma vez que os funcionários estão diariamente expostos à contaminação “;, explica.
O documento, apresentado ao governador João Doria e ao secretário da Casa Civil Cauê Macris, aponta a relevância da categoria durante a crise sanitária, ratificada no decreto federal n° 10.329/20, que estabelece os serviços bancários como essenciais.
A exposição a que os profissionais do sistema financeiro estiveram submetidos desde o in ício da pandemia no Brasil, principalmente durante a execução de pol íticas públicas de transferência de renda.
O pagamento do aux ílio emergencial resultou em grandes aglomerações nas agências bancárias, o que aumentou substancialmente o risco de contaminação. Portanto, nossa reivindicação objetiva oferecer mais segurança e resguardar a vida desses trabalhadores e trabalhadoras.