Integração irrita clientes do ex-Real e Santander lidera lista de reclamações

A última fase da fusão com o Santander deixou muitos clientes do antigo Real irritados e contribuiu para que o banco espanhol chegasse à liderança de reclamações.
Foi feito um levantamento com os números de reclamações em São Paulo, estado com a maior quantidade de ocorrências, mostra que os registros contra o Santander este ano, até 14 de maio, subiram 58% na comparação com igual per íodo de 2010. A instituição financeira também superou o Itaú Unibanco em número de reclamações, somando 795.
Os dados são do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), programa que integra em rede as ações da Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça. Representa o trabalho do Coordenador do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e dos Procons integrados.
Na mesma comparação, o Banco do Brasil é o segundo colocado, com 675 registros e aumento de 40%. Itaú Unibanco fica em terceiro lugar, com 645 reclamações, mas queda de 11,7%. Já o Bradesco é o quarto colocado entre os maiores bancos do pa ís, com 531 registros e recuo de 5,3%.
Marcelo Zerbinatti, diretor de processos e gestão de mudanças do Santander, reconhece que o banco passou por problemas técnicos na última fase da fusão, ocorrido em fevereiro. “Quando demos in ício à integração dos sistemas das agências, tivemos problemas técnicos na Internet, que duraram de três a cinco dias”, conta. “Esse fato acabou causando congestionamento nas linhas de Call Center.”
Ele acredita que, após esse pico, o ritmo de reclamações tenha ca ído. “Acompanhamos hora a hora o n ível de reclamações no Call Center, e ele está diminuindo”, disse. De acordo com o diretor, a tendência é que o ritmo de registro de insatisfações fique num patamar menor que antes da migração.
Fonte: Contraf-CUT

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