Nesta terça-feira (28), no encerramento do Curso de Comunicação Sindical, do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), na sede do SindBan, dirigentes e assessores sindicais discutiram o potencial da comunicação e como utilizar os intrumentos para que seja possível transmitir as políticas sindicais da melhor forma ao trabalhador. No primeiro dia (27), o tema foi Mídias Digitais, Internet e suas Possibilidades, com o jornalista multimídia, Arthur William.
Na aula, ministrada pela jornalista e coordenadora do NPC, Claudia Santiago Giannotti, se reforçou a relação do departamento de comunicação com a diretoria e o papel do dirigente sindical na produção e distribuição das informações. "Os dirigentes são o tripé de sustentação da comunicação do sindicato. Eles precisam assumir o papel de repórteres para que as ações sindicais sejam disseminadas."
Durante os exercícios práticas, os participantes aprenderam a utilização da linguagem mais adequada para se comunicar e que os títulos são a isca para fisgar o leitor. Discutiu-se ainda, qual a pauta necessária a um sindicalismo classista? "É necessário olhar para fora do umbigo, sem abandonar o dia a dia, mas ampliando para a vida total do trabalhador."
Núcleo Piratininga de Comunicação - O NPC há mais de 20 anos oferece cursos e palestra para sindicatos de diversas categorias e movimentos do país inteiro, com o objetivo de sensibilizá-los e capacitá-los no uso dos diversos instrumentos da comunicação em defesa de seus interesses e classe e no combate às ideias diariamente transmitida pela mídia patronal.
Mariana Valadares - MTB: 43155/SP