.: BMB é multado por descumprir decreto

O Sindban voltou hoje, 1/4, a fiscalizar as duas agências do Banco Mercantil do Brasil no centro da cidade. Ontem, mesmo depois de notificado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), o banco exigiu que os funcionários voltassem a atender os clientes na área do autoatendimento.

Nesta quinta-feira, o Cerest foi novamente chamado e verificou que as duas agências mantinham funcionários trabalhando: nove na agência da Rua Prudente de Moraes e seis na agência da Praça José Bonifácio, o que desrespeita o Decreto Municipal 18.653/2021.

A notificação pede que os bancários trabalhem em home-office. Como houve reincidência, o banco será multado. Segundo os fiscais do Cerest, a multa pode variar de R$ 260,00 a R$ 26 mil. O valor ainda será determinado. Se houver descumprimento da notificação poderá ser registrado um Boletim de Ocorrência contra o banco.

Depois da fiscalização, o BMB informou ao Sindban que havia dispensado os funcionários, cumprindo assim as determinações da fiscalização.

Mesmo assim, o Sindban está entrando com uma ação com pedido de liminar para que os funcionários não sejam obrigados pelo banco a ir até a agência.

“O que lamentamos é que um banco com sede em Belo Horizonte ouse desfiar a legislação municipal, por mais que tivessem sido alertados pelos administradores locais. Está sendo necessário acionar a área jurídica para que entendam que lei se cumpre. No entanto, o mais grave é submeter bancários aos riscos de contaminação em um momento em que toda a sociedade precisa contribuir com a diminuição da taxa de contágio. Os números de casos e de mortes é assustador. A vida não pode ser colocada em risco em nome do cumprimento de metas a qualquer custo”, avalia José Antonio Fernandes Paiva, presidente do Sindban.

Itaú – O Sindban e o Cerest também fiscalizaram a agência do Itaú da Vila Rezende, onde sete bancários trabalhavam. Depois de negociação com o Sindicato, quatro bancários foram dispensados.

Quem pode trabalhar – É permitido que o mínimo de funcionários permaneça dentro da agência para garantir a reposição de cédulas de dinheiro nos caixas eletrônicos. Sem, no entanto, que haja atendimento aos clientes.

Youtube

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente