.: Atos em defesa da Caixa atingem dez cidades

Esta terça-feira, 27/4, foi dia de luta em defesa da Caixa Econômica Federal (CEF) como banco público e com função social.

Além do ato na agência central de Piracicaba, foram realizadas manifestações em mais 12 agências, incluindo Vila Rezende e Piracicamirim em Piracicaba e em dez cidades: Águas de São Pedro, Capivari, Cerquilho, Charqueada, Laranjal Paulista, Rio das Pedras, Tietê, Santa Bárbara D’Oeste e São Pedro.

Motivos - Em todo o Brasil acontecem atos e paralisações dos empregados da CEF contra o desmonte da CEF. Segundo o diretor do Sindban Ubiratan Campos do Amaral (Bira) “as atividades são contra a abertura de capital de uma das operações mais rentáveis do banco: a Caixa Seguridade, pela contratação dos aprovados no concurso de 2014 (o banco vem recorrendo na Justiça da vitória obtida pelos concursados daquele ano)”, explicou.

Também fazem parte das reivindicações dos empregados da Caixa maior proteção contra a Covid-19 nas agências, inclusive com a inclusão dos empregados da linha de frente no grupo prioritário da vacina e pelo pagamento integral da PLR Social, que deveria ser de 4%, mas os funcionários só receberam 3%”.

Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (Sindban), José Antonio Fernandes Paiva, “a Caixa tem uma função social de enorme grandeza. Ela é responsável pelas principais políticas públicas e de desenvolvimento do país. É nesse banco público que a população encontra parceria e facilidade para realizar o sonho de comprar a casa própria, de cursar uma faculdade, de fazer seu pequeno negócio crescer, de ter a esperança de um futuro melhor”.

Segundo ele privatizar a Caixa vai ampliar a desigualdade social, pois o setor privado dó mira o lucro financeiro e a CEF, enquanto instituição pública, gera lucro social.

Ação Solidária – Neste dia de protestos, o Sindban ao invés de apostar na venda de ações da Caixa aposta na ação solidária com a arrecadação de leite pelos bancários segundo os diretores Lucila Alonso e Murici Tondato as doações serão encaminhadas para o Banco de Alimentos do município para que sejam entregues às famílias mais vulneráveis.

Youtube

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente