.: 8ª Semana da Mulher tem início no dia 7 de março

Com a proposta de enaltecer o papel da mulher na sociedade brasileira e no contexto mundial, a Semana da Mulher, realizada há oito anos pelo gabinete do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) em parceria com o Sindban (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região), traz na sua 8ª edição o tema: ‘Empodere-se, Mulher!’.  Segundo o vereador, o evento destaca personalidades famosas e anônimas que, por gestos, palavras e ações influenciaram positivamente o comportamento social.

“A discussão sobre a condição de vida das mulheres brasileiras é necessária e importante, além de homenagearmos mulheres importantes, famosas ou no anonimato, promovemos debates que façam com que as pessoas mudem seu pensamento em relação a luta das mulheres por uma sociedade mais igualitária”, comenta o vereador e idealizador da Semana.

Este ano, a primeira atividade da Semana, ‘O dia da beleza e Orientação’, acontece na frente do Terminal Central da Integração, das 16h às 19h. Cabeleireiras, maquiadoras, nutricionista e psicólogas farão, gratuitamente, orientações de auto maquiagem, alimentação adequada e dicas para buscar melhor qualidade de vida, para as mulheres que estiverem passando pelo local. Para a cabeleireira Penéloti Mendes, uma das profissionais voluntárias, a expectativa é elevar a autoestima das mulheres nesta importante data. “Espero que mulheres e homens entendam a importância dessa semana e que tudo que for discutido se estenda para toda sociedade”, comenta Penéloti.

Na terça-feira, dia 8 de março, a Semana promove às 9h30, no Sindicato dos Bancários de Piracicaba, a coletiva de imprensa ‘Perfil da Mulher Bancária’, que destaca o mapeamento das condições financeiras e de trabalho das mulheres, no setor bancário. No mesmo dia, acontece às 19h, no salão nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba, a abertura da exposição ‘Histórias de vida de grandes mulheres invisíveis”, com painéis grafitados pelo artista Leonardo Smania, que teve um de seus trabalhos eleito em 2015, pelo portal Catraca Livre, um dos 30 melhores do ano, no Brasil. Finalizando as atividades do dia, às 20h, também na Câmara, acontece a mesa redonda para discutir o Centro de Referência e atendimento à mulher em situação de violência e Casa de Acolhimento.

Com o objetivo de atrair um público jovem, a Semana traz na quarta-feira, 9 de março, às 8h00, também no Salão Nobre da Câmara, a mesa redonda ‘Nudes e os riscos das relações nas redes sociais’, o debate vai contar com a presença de profissionais que vão explicar os problemas psicológicos apresentados por vítimas de exposição sexual nas redes e as alternativas jurídicas para estes casos. Para relatar a experiência do jornalista Leon Botão, na pesquisa que abordou a temática da violência contra a mulher, o autor lança seu livro ‘Flores que choram’, também na quarta-feira, às 19h00, no Sindicato dos Bancários de Piracicaba.

Para discutir a realidade estrutural e as necessidades da Delegacia da Mulher 24 horas, a Semana promove uma mesa redonda na quinta-feira, 10 de março, às 20h, no Salão Nobre da Câmara. Fechando as atividades, a palestra ‘Mulheres Negras: avanços e desafios na conquista de espaços e diretos’, tem início às 15h, também na Câmara. Como todos os anos, o gabinete encerra a Semana com a ‘Carta de Piracicaba’. Segundo Paiva, nela contém o norteamento das atividades do mandato durante o próximo ano, “Com os posicionamentos apresentados na Semana, observamos as reais necessidades que precisamos lutar para melhorar as condições de vida das mulheres na sociedade”, explica o vereador.

Tribuna Popular

Também na programação da Semana da Mulher estão dois convidados que utilizarão a Tribuna Popular. Na segunda-feira, 7 de março, a ex-vereadora, ex-chefe de gabinete do vereador José Antonio Paiva (PT) e idealizadora da Semana da Mulher, Rai de Almeida, fará suas considerações sobre o trabalho desenvolvido há oito anos pela Semana. Já na quinta-feira, 10 de março, a Tribuna será utilizada pelo jornalista e autor do livro ‘Flores que choram’, Leon Botão, que relatará sua experiência em pesquisar e escrever relatos sobre a violência doméstica.

Marina Mattus - estagiária em Jornalismo

Youtube

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente