.: Sócios do Sindban vencem causa de 24 anos

Antigo Banco Meridional não recuperou perdas de salários que eram congelados à época. Persistência do SindBan e confiança dos sócios garantiu a vitória.
Quatorze associados do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região no ano de 1989 receberão hoje os recursos ganhos em uma causa jurídica impetrada em defesa dos trabalhadores em 1993. No total, são R$ 340 mil recuperados pelo Departamento Jurídico do SindBan Piracicaba que, adotando a melhor estratégia de condução da ação, alcançou o benefício aos associados ao atrelar a causa à Data Base da categoria, garantida em Acordo Coletivo, graças a luta ininterrupta da entidade.
A vitória do Sindicato é significativa, pois representa sua a forma de atuação em defender um direito do bancário, mesmo que as forças das instituições financeiras pareçam maiores do que a dos trabalhadores. “Sabemos que o interesse do trabalhador vai de encontro aos interesses dos banqueiros, mas também sabemos que com a confiança do bancário nossos avanços são constantes”, avalia José Antonio Fernandes Paiva, presidente do SindBan Piracicaba.
A ação de 1993 refere-se às perdas que os bancários tiveram em 1989, quando o então presidente da República, José Sarney, instituiu o Plano Verão. Houve o congelamento imediato de preços e salários com a extinção da URP (Unidade de Referência de Preços). Criada em 1987 pelo Plano Bresser, a unidade balizava, a cada três meses, os reajustes dos salários congelados. A URP recuperava as perdas a partir dos índices de inflação do trimestre. O Banco Meridional, que após aquisições e fusões pertence hoje ao Grupo Santander, não concedeu aos trabalhadores o reajuste requerido à época pela luta sindical.
Sindicatos de todo o país atuaram juridicamente em favor de suas categorias e muitos não tiveram êxito até o momento. “Nosso ganho é um reflexo de uma estratégia bem definida e defendida pelo sindicato, uma obrigação dos dirigentes perfeitamente cumprida em todo este longo período de espera”, avaliou Paiva.
 
Conheça a história de como o Meridional tornou-se Santander.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_Meridional
 
 
 
Valéria Rodrigues MTb 23.343

.: Veja Mais

Imagem Indisponível

Bancários realizam seminários regionais para debater e preparar campanha salarial

Imagem Indisponível

Bradesco: assalto tem de ter CAT

Imagem Indisponível

Santander fica no país

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente