.: Sindicato e Conselho da Previdência lançam campanha sobre dicas de segurança bancária para aposentad

“Dicas de segurança bancária para aposentados”. Este é o tema da campanha que o Conselho da Previdência Social lança nesta quinta-feira, dia 3 de dezembro, às 8h30, em frente à agência do Banco Itaú, na Praça José Bonifácio de Piracicaba, com a finalidade de orientar aposentados sobre como proceder quando precisar de serviços bancários. A campanha tem o apoio do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, do Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba) e do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT), e será marcada pela entrega de folder a aposentados e pensionistas nas filas das agências bancárias.
De acordo com Olívia Brossi, que integra o Conselho Regional da Previdência, o objetivo é de informar os aposentados sobre medidas que podem adotar e que evitarão que sejam lesados através de sua conta bancária. “Tomamos a iniciativa de fazer esta campanha em função de que sabemos que os golpes contra aposentados, através do seu cartão bancário, continuam e que medidas preventivas podem ser adotadas para que isso deixe de ocorrer”, diz ela que também é diretora do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região.
A campanha, como explica Paiva, que também é presidente do Sindicato dos Bancários e diretor do Conespi, consistirá em entregar o material informativo aos aposentados, que têm sido alvo de golpes. “É um material com dicas simples, mas que, se seguido à risca, ajudará em muito os aposentados e pensionistas que continuam sendo alvos de pessoas mal intencionadas”, conta, enquanto o presidente do Conespi, Francisco Pinto Filho destaca que foi detectado que o problema envolvendo aposentados e pensionistas ainda ocorre e, inclusive, tem variado os golpes contra eles que “decidimos fazer esta campanha que em muito pode contribuir para evitar que sejam lesados quando procuram uma agência bancária. Estaremos dando dicas de como proceder”.
MATERIAL – Entre as dicas é de que o aposentado ou pensionistas ao procurar uma agência bancária e os caixas eletrônicos é para que não vá nunca sozinho, levando sempre alguém para acompanha-lo até a agência, assim como não aceite ajuda de estranhos. Neste caso, deve, sempre, procurar orientação de um funcionário do banco que apresente identificação visível.
Já no caixa, se for necessário digitar a senha, deve colocar o corpo bem junto ao teclado, para evitar que golpistas vejam o número da combinação. Também é recomendado que o dinheiro deve ser conferido no caixa, evitando faze-lo ao sair do banco. Recomenda-se que deve se utilizar os caixas eletrônicos localizados na parte interna das agências bancárias ou em locais movimentados (postos de gasolina ou shoppings, por exemplo), de preferência durante o dia. A senha do cartão nunca deve ser guardada junto com ele, assim como não aceite ajuda de estranhos e nem digite a senha em celulares de desconhecidos. Outra dia é evitar de fazer empréstimos em casa ou por telefone.
CONSELHO DA PREVIDÊNCIA -- O Conselho Regional de Previdência é um órgão superior de deliberação colegiada, tendo como principal objetivo estabelecer o caráter democrático e descentralizado da administração e atua no acompanhamento e na avaliação dos planos e programas que são realizados pela administração, na busca de melhor desempenho dos serviços prestados pela Previdência.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

Youtube

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente