.: SindBan realiza roda de conversa 'Privilégios ou Direitos?'

SindBan realiza roda de conversa

No dia 26 de setembro, a Secretaria de assuntos da Pessoa com Deficiência do SindBan promoveu uma Roda de Conversa sobre acessibilidade e inclusão das PCD’s.

O evento contou com a participação de representantes do poder público: o Secretário Pedro Cruz, e o representante da Secretaria de trabalho e Renda, Wander Vianna. E as representantes das organizações, Avistar, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Centro de Reabilitação, espaço Pipa, e também membros da sociedade civil, interessada em debater sobre as questões relativas à acessibilidade e inclusão.

Banheiro Adaptado

A Roda de Conversa teve início com o momento solene de demonstração dos avanços SindBan, que concluiu nesta terça-feira as obras de um banheiro totalmente adaptado para deficiente e para ostomizados, (Pessoa ostomizada que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação).

De acordo com o Membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Ademir Barbosa, o SINDBAN tornou-se referência para as pessoas ostomizadas com esses avanços.  “Em Piracicaba essa é a terceira instituição a oferecer um banheiro adaptado, para nós ostomizados é muito bom saber que temos onde ir, que podemos sair de casa e ter lugares que podem nos proporcionar condições de vida, que quebram às barreiras estruturais”, comenta.

Segundo o presidente do sindicato, José Antônio Fernandes Paiva, acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência sempre foram preocupações da entidade e, por meio de seu mandato, também trabalha em prol dessas questões. “Nossa luta é pelo cidadão, por melhorias no município, e a questão da acessibilidade nas agências é de total importância para construção de uma sociedade mais justa, já que todos têm o direito a ter acesso a atendimento de qualidade nos bancos,” enfatiza.

 

 

RODA DE CONVERSA

A Roda de Conversa teve início com apresentação do Projeto Realizado pelo Sindban, projeto bancário eficiente, mapeamento de acessibilidade e inclusão das agências bancárias de Piracicaba. Em seguida, a mesma abriu, oficialmente, a roda para que a mesa foi composta pelos representantes se apresentasse e expusesse experiências e relatasse as pequenas ações que podem ser tomadas para concretizar a acessibilidade.

A ação faz parte da programação da Secretaria da Pessoa com Deficiência do SindBan. “A ideia é demonstrar para os empresários, população e governo que a pessoa com deficiência é uma cidadão comum, que pode contribuir para a economia, o trabalho e a sociedade, por isso convidamos membros da sociedade, bancários, e PCD’s, além de toda a comunidade para essa conversa”, diz a dirigente e Coordenadora Estadual da Central única dos Trabalhadores (CUT), Leticia Françoso.

SEM VITIMISMO

Mudar paradigmas é a grande luta das pessoas com deficiência, segundo a dirigente do SindBan Letícia, que destaca é preciso comemorar os pequenos avanços, lutar por mais conquistas e divulgar grandes exemplos.

“Não somos coitados, isso não é verdade. Temos muitos bons exemplos de que a pessoa com deficiência se supera em cada dificuldade. Todos nós eles estão inseridos na sociedade trabalhando, estudando e indo aos lugares nada acessíveis, mas mesmo assim se superando e ultrapassando barreiras.  E por estes exemplos e para que mais exemplos como estes possam surgir é que estamos nos mobilizando e debatendo”, disse ela.

Bruna Togni MTB 081055/SP

.: Veja Mais

Sindicato dos Bancários acompanha greve dos vigilantes na CEF

Sindicato dos Bancários acompanha greve dos vigilantes nas agências da Caixa

Imagem Indisponível

Giro Bancário 2a. edição

Bancários aposentados se reúnem nesta manhã para comemorar a data

Bancários aposentados se reúnem no Sindicato para um café da manhã

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente