.: SindBan realiza roda de conversa 'Privilégios ou Direitos?'

SindBan realiza roda de conversa

No dia 26 de setembro, a Secretaria de assuntos da Pessoa com Deficiência do SindBan promoveu uma Roda de Conversa sobre acessibilidade e inclusão das PCD’s.

O evento contou com a participação de representantes do poder público: o Secretário Pedro Cruz, e o representante da Secretaria de trabalho e Renda, Wander Vianna. E as representantes das organizações, Avistar, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Centro de Reabilitação, espaço Pipa, e também membros da sociedade civil, interessada em debater sobre as questões relativas à acessibilidade e inclusão.

Banheiro Adaptado

A Roda de Conversa teve início com o momento solene de demonstração dos avanços SindBan, que concluiu nesta terça-feira as obras de um banheiro totalmente adaptado para deficiente e para ostomizados, (Pessoa ostomizada que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação).

De acordo com o Membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Ademir Barbosa, o SINDBAN tornou-se referência para as pessoas ostomizadas com esses avanços.  “Em Piracicaba essa é a terceira instituição a oferecer um banheiro adaptado, para nós ostomizados é muito bom saber que temos onde ir, que podemos sair de casa e ter lugares que podem nos proporcionar condições de vida, que quebram às barreiras estruturais”, comenta.

Segundo o presidente do sindicato, José Antônio Fernandes Paiva, acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência sempre foram preocupações da entidade e, por meio de seu mandato, também trabalha em prol dessas questões. “Nossa luta é pelo cidadão, por melhorias no município, e a questão da acessibilidade nas agências é de total importância para construção de uma sociedade mais justa, já que todos têm o direito a ter acesso a atendimento de qualidade nos bancos,” enfatiza.

 

 

RODA DE CONVERSA

A Roda de Conversa teve início com apresentação do Projeto Realizado pelo Sindban, projeto bancário eficiente, mapeamento de acessibilidade e inclusão das agências bancárias de Piracicaba. Em seguida, a mesma abriu, oficialmente, a roda para que a mesa foi composta pelos representantes se apresentasse e expusesse experiências e relatasse as pequenas ações que podem ser tomadas para concretizar a acessibilidade.

A ação faz parte da programação da Secretaria da Pessoa com Deficiência do SindBan. “A ideia é demonstrar para os empresários, população e governo que a pessoa com deficiência é uma cidadão comum, que pode contribuir para a economia, o trabalho e a sociedade, por isso convidamos membros da sociedade, bancários, e PCD’s, além de toda a comunidade para essa conversa”, diz a dirigente e Coordenadora Estadual da Central única dos Trabalhadores (CUT), Leticia Françoso.

SEM VITIMISMO

Mudar paradigmas é a grande luta das pessoas com deficiência, segundo a dirigente do SindBan Letícia, que destaca é preciso comemorar os pequenos avanços, lutar por mais conquistas e divulgar grandes exemplos.

“Não somos coitados, isso não é verdade. Temos muitos bons exemplos de que a pessoa com deficiência se supera em cada dificuldade. Todos nós eles estão inseridos na sociedade trabalhando, estudando e indo aos lugares nada acessíveis, mas mesmo assim se superando e ultrapassando barreiras.  E por estes exemplos e para que mais exemplos como estes possam surgir é que estamos nos mobilizando e debatendo”, disse ela.

Bruna Togni MTB 081055/SP

.: Veja Mais

Lucro do Bradesco cresce 3% e chega a R$ 11,38 bilhões em 2012

Lucro do Bradesco cresce 3% e chega a R$ 11,38 bilhões em 2012

Happy hour com Sandra Rodrigues agita sindicato dos Bancários

Imagem Indisponível

Bancários aprofundam debate com BB sobre incorporação da Nossa Caixa

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente