.: SindBan realiza mais um curso de paternidade responsável

O SindBan realizou nesta quarta-feira (25/10), a quinta edição do Curso de Paternidade Responsável, ministrado pela psicóloga Nahara Ribeiro e a Enfemeira Gisele Vilarinho. O curso abordou o papel do pai na vida da criança, na família, na gestação e nos primeiros dias após o nascimento, entre outros tópicos. Os pais aprenderam como segurar o bebê, trocar fraudas e outras técnicas. Legalmente, o curso é necessário para que o bancário tenha direito à Licença Paternidade. 

Divido em 6 temas, o Curso abordará desde os cuidados com a saúde do bebê, até os diretos e deveres dos pais em conformidade com o Estatuto da Criança e Adolescente. Segundo a vice-presidente do SindBan, Angela Savian, o objetivo não é apenas emitir um certificado, mas conscientizar os homens sobre a importância da relação compartilhada. “Infelizmente, vivemos em uma sociedade que joga todo o dever de educar e formar os filhos para a mulher, é preciso dividir essas tarefas, compartilhar as relações. Com o Curso, queremos conscientizar os futuros pais da importância de eles estarem presentes na educação dos seus filhos, ajudando a companheira nos cuidados com o recém-nascido, com as tarefas e com a educação”, explicou a dirigente sindical.

Para o presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, a conquista é um grande avanço pela igualdade de direitos e deveres entre os gêneros. “Os sindicatos pressionaram a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) para reconhecer a licença, pois sabemos que acima de tudo esse direito é um avanço para buscamos uma sociedade mais igualitária. Dividir a responsabilidade da criação é um dever de qualquer pai.

O curso é uma exigência para se obter licença-paternidade de 20 dias, uma conquistada da Campanha Nacional Unificada de 2016. As aulas são presenciais atendendo à cláusula 26 da Convenção Coletiva de Trabalho dos Bancários. O direito foi determinado pela Lei 12.257, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, no dia 8 de março de 2016.

 

Bruna Togni MTB 081055/SP

.: Veja Mais

Bancários foram os primeiros a conquistar o direito ao Vale-Cultura

Caixa: Ataques e contra-ataques

Bradesco planeja levantar R$ 3 bi e propõe aprovação de compra do HSBC

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente