.: Sindban participa de curso sobre acidentes de trabalho

O Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba promoveu nesta segunda-feira, 14/9, curso de capacitação de dirigentes sindicais e de funcionários de sindicato sobre Análise de Acidentes de Trabalho.

Curso faz parte de outros vários cursos de prevenção de acidente de trabalho, ministrado pelo Centro de Referência Saúde do Trabalhador (Cerest). A instituição está propondo criar estratégias de combate ao acidente de trabalho por sindicato.

Segundo o Diretor de Assuntos Jurídicos do Sindban, que participou do curso, “isso se deve ao grande número de acidentes com vítimas fatais na cidade e região. Outro fator se deve porque os sindicatos são órgãos facilitadores e de fácil acesso as empresas para criar espaços preventivos, onde se destaca a gestão de segurança e de recursos humanos”.

Ele enfatiza ainda que “um dificultador na criação das gestões de segurança é o meio em que o trabalho está inserido, ou seja, a produção dentro das empresas, muitas vezes tem deixado em segundo plano a segurança do trabalhador”.

Trajeto – O Projeto de Lei 4004/20, de autoria do deputado Laercio Oliveira (PP-SE) desconsidera como acidente de trabalho aquele ocorrido no trajeto da ida e volta do serviço. É preciso ficar atento à tramitação desse projeto que retira um direito garantido pela Lei sobre os planos de benefício da Previdência Social (Lei 8.213/91).

Brasil no topo do ranking – O Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de acidentes de trabalho. A Previdência Social registra por ano cerca de 700 mil casos, e, segundo dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, o país chega a contabilizar uma morte por acidente em serviço a cada três horas e 40 minutos.

De acordo com dados da Previdência oficial, entre 2014 e 2018 foi registrado no Brasil 1,8 milhão de afastamentos por acidente de trabalho e 6,2 mil óbitos.

Youtube

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente