.: SindBan participa da Marcha das Mulheres Negras

O SindBan participou da “Marcha das Mulheres Negras”, que aconteceu na última quarta-feira (18), em Brasília. Uma das faixas da entidade foi lida durante o trajeto, e trazia os dizeres “Eu sou preta, e Vou de encontro à igualdade, vim cobrar minha liberdade! ”

 A marcha tem como objetivo dar maior visibilidade a situação de opressão da mulher negra, homenagear ancestrais e exigir do Estado brasileiro, bem como de todos os setores da nossa sociedade, respeito e igualdade de gênero e raça para todas mulheres negras.

Cerca de 15 mil mulheres marcharam para protestar contra a violência e o racismo. Com a chegada no Congresso a marcha foi confrontada pelos manifestantes pró-impeachment, há denúncias de lançamento de explosivos e a prisão de um policial civil, que disparou tiros para o alto. Conforme os bombeiros, ao menos dez pessoas precisaram de atendimento médico. Ninguém foi ferido com gravidade.

O presidente do sindicato, José Antonio Fernandes Paiva, ressaltou a importância de manifestações coletivas e o papel da negra dentro dos bancos. “As bancárias negras ainda são minoria nos bancos e esse quadro precisa mudar. As mudanças só acontecem por meio de luta e conscientização” afirma.

Um censo publicado em 2010 indica que as mulheres negras representam 25,5% da população (48,6 milhões de pessoas) e a violência contra elas aumentou na última década.

A Marcha das Mulheres Negras faz parte das comemorações pelo Dia da Consciência Negra, que é comemorado em 20 de novembro, e teve participação de manifestantes de diversas partes do país.

Atualizado em 19/11

Bruna Togni e Jeniffer Reis

.: Veja Mais

Exposição retrata a mulher aos 50 anos

Imagem Indisponível

Na quinta rodada, bancários esperam proposta da Fenaban

Imagem Indisponível

Bradesco tem lucro líquido de R$ 2,79 bilhões no 1º trimestre

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente