.: SINDBAN INTEGRA A CAMPANHA MAIO LILÁS

O Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região fortalece, neste mês de maio, a campanha Maio Lilás promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Neste mês, diversas ações serão realizadas para reforçar a importância da liberdade sindical e da participação dos trabalhadores e trabalhadoras na atuação dos sindicatos para a promoção da defesa dos seus direitos.

Embora seja apenas o segundo ano em que o Maio Lilás aconteça, os ataques aos sindicatos e as ameaças à sua sobrevivência com as mudanças impostas pela lei 13.467/2017 – que modificou artigos da CLT e tenta diminuir a representação dos trabalhadores – tornaram a defesa da liberdade sindical imprescindível.

“O momento é de união e de mostrar força e representatividade para que não sejamos expostos a mais retrocesso e ataques. E uma das intenções é o do enfraquecimento do movimento sindical, afinal um sindicato precisa de recursos para promover as ações de defesa dos interesses de seus representados e a crise no custeio afeta diretamente a ação sindical, além disso sofremos com outros pontos como a questão da liberdade sindical, práticas antissindicais, negociação coletiva, filiação de trabalhadores, entre outros”, “afirma José Antonio Fernandes Paiva, Presidente do SindBan.  

Paiva explica que existem, atualmente, diversos obstáculos às atividades dos sindicatos – como a dificuldade de custeio – o que se agravou após a reforma, e que volta a ser acometida com a MP 873 que delimita a forma de pagamento das contribuições.

A cor Lilás

A cor lilás não foi uma escolha aleatória e é uma referência a um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque, em 8 de março de 1857, onde trabalhadores reivindicavam um salário justo e redução na jornada de trabalho. Por causa do fogo, 129 mulheres trabalhadoras morreram enquanto confeccionavam um tecido da cor lilás.

Bruna Togni MTB 081055/SP

.: Veja Mais

Imagem Indisponível

Itaú paga PCR de R$ 2.080 em 2014

Imagem Indisponível

Banqueiros dizem não para tudo e voltam a negociar nesta quarta-feira

Imagem Indisponível

Citibank anuncia ajuste mundial e fechará 14 das 198 agências no Brasil

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente