.: SINDBAN inova e lança projeto voltado à causa animal

Racismo, violência contra a mulher, participação na maioria dos Conselhos Municipais constituídos em Piracicaba e, agora, a causa animal. Esta diversidade de atuação é do SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) que, amanhã, 10, lança o Projeto Todo Ser – Projetos, Ideias e Ideais com o objetivo de discutir e implementar atividades voltadas a proteção, defesa e políticas públicas voltadas aos animais.

O Projeto Todo Ser nasceu do interesse de pessoas de diversas atividades e instituições em contribuir em ações na defesa e proteção de animais. O Sindicato dos Bancários tem por prática participar de discussões e propostas que abranjam temas de toda sociedade e, no processo de composição da chapa que disputou as eleições de diretoria, o então presidente José Antonio Fernandes Paiva conclamou que fossem apresentadas pelos novos diretores propostas de trabalho. Entre os novos diretores estava a cuidadora e bancária Gilmara Voltani, que propôs a ideia de que o Sindicato, pelo seu engajamento, além das causas trabalhistas relacionadas aos bancários, se envolvesse em algum projeto voltado a atenção aos animais.

Depois da eleição, a proposta foi apresentada à Diretoria, aprovada por unanimidade, e então Gilmara buscou na sociedade projetos ligados à área animal. “A partir daí, um grupo de cuidadores se uniu e criou o Projeto Todo Ser, que tem como foco a educação e a elaboração de legislações para o direito animal”, afirmou a diretora.

A partir da criação do Projeto, o Sindicato dos Bancários ofereceu estrutura física e apoio logístico para alocar o projeto e suas ações. A presidenta do SINDBAN, Angela Ulices Savian, salienta que a cidade carece de projetos e leis desenvolvidos por pessoas ligadas à causa, com conhecimento e vivência do problema. “Projetos contínuos e políticas públicas precisam ser, rapidamente, implementadas para frear o crescimento do abandono e prática de maus tratos. E como o Sindicato luta por todos os tipos de causas sociais, acreditamos neste Projeto, por isso unimos forças com este grupo de cuidadores”, salientou.

O Projeto Todo Ser tem três linhas de atuação: educação, políticas públicas e apoio à pesquisas que melhorem a qualidade de vida de animais especiais. A meta é formar uma rede solidária para atender os animais em vários segmentos, não se restringindo a animais domésticos. “Todas as ações buscam criação de indicadores para que o trabalho possa gerar números que comprovem a eficiência de ações integradas e não isoladas. É importante entender que apenas a castração e controle de natalidade não garantirão um futuro mais justo para os animais. Por isso, as ações devem acontecer de forma integrada e contínua para gerar resultados positivos”, afirmou a cuidadora voluntária Miriam Lucia Moreira Miranda, com larga experiência no terceiro setor e na causa animal, que atendeu ao chamado do Sindicato e integra o projeto.

PRIMEIRA AÇÃO - Já no lançamento, o SINDBAN também buscou um diferencial de ação. Marcado para as 19h30, na Societá Italiana, acontece o 1º Encontro sobre Políticas Públicas para os animais, que contará com a presença da médica veterinária Fernanda de Figueiredo Beda, presidente da Comissão de Políticas Públicas do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo.

O evento é aberto à sociedade e deve contar com a presença de cuidadores, ONGs (Organizações Não Governamentais), autoridades municipais e departamentos municipais ligados aos temas relacionados.

 

Texto: Michelle Bottin DRT/PR 7704

.: Veja Mais

Itaú lucra R$ 7,1 bilhões no 1º semestre

Imagem Indisponível

Policiais federais entram em greve em todo país por tempo indeterminado

Cerest interdita agência do Itaú, da Vila Rezende

Denúncia do Sindicato faz Cerest interditar Itaú da Vila

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente