.: Sindban inicia atos contra assédio moral nas agências

Análise parcial do Perfil Bancário impulsiona ações de alertas contra o abuso sobre os trabalhadores
Mesmo antes da conclusão da estratificação da pesquisa do Perfil Bancário, realizada anualmente pelo Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região, a entidade dá início hoje a uma série de ações visando o combate ao asseio moral dentro das agências. A antecipação foi definida pela diretoria após análise parcial da amostra em que os trabalhadores apontam se já passaram por algum tipo de pressão que caracterize o assédio. Os percentuais diante de quem respondeu aos questionamentos provou a ação imediata da entidade.
A ação teve início hoje (18/01) na agência Santander da Vila Rezende, cujo índice superou os 38% do total de participantes da amostra, o dobro do registrado em 2015. Para José Antonio Fernandes Paiva, presidente do SindBan Piracicaba, o sindicato atua com agilidade para buscar o diálogo com a categoria e os gestores a fim de que medidas judiciais sejam evitadas e o bem estar do trabalhador seja reconstituído. “Temos leis, regras e a indicações da boa conduta que não devem ser superadas por atitudes de autoridade excessiva, pressão psicológica ou humilhações”, disse. Paiva ainda complementou que há indícios de que o assédio moral tenha aumentado devido à política de gestão do banco, que promove a redução de funcionários, aumento do trabalho e a ausência de gestão para um clima motivacional positivo.
A categoria bancária é uma das que mais adoece emocionalmente devido à forte pressão por cumprimentos de metas. É um mercado agressivo, altamente competitivo e dinâmico. Características que têm feito com que o assédio moral cresça vertiginosamente dentro do ambiente de trabalho. “O Perfil Bancário que o SindBan Piracicaba realiza é pioneiro no país e baliza nossas ações anualmente. Já editamos a cartilha contras o assédio moral, orientando bancários e gestores, mas os números deste ano indicam ações emergentes e rígidas, disse Paiva.
PERFIL BANCÁRIOS – A amostra não científica Perfil Bancário SindBan Piracicaba é uma coleta de informações realizada pela entidade anualmente em todas as agências bancárias das 22 cidades de sua base. Sem se identificar, o trabalhador informa espontaneamente seus dados sociais, econômicos e colabora com opiniões quanto ao ambiente de trabalho. Discriminação racial, de gênero e o assédio moral são identificados. Este ano, Foram inclusas questões relativas á saúde do trabalhador, a fim de buscar dados para a ação sindical.
O Perfil Bancário tem alta adesão dos Bancários, que compreendem a importância de contribuírem com o sindicato na formação de um banco de dados que torne as ações do Sindicato mais assertivas. Este ano, o perfil completo será divulgado em Março, durante a Semana da Mulher promovida pelo SindBan e que dá destaque ao recorte de gênero feminino.
 
Valéria Rodrigues MTb 23.343

.: Veja Mais

Contraf-CUT organiza reunião entre a Rede Sindical Internacional do Itaú e o Banco

Imagem Indisponível

Bancários negociam saúde, segurança, igualdade e remuneração nesta quarta

Imagem Indisponível

Bancários e Santander negociam PPR de 2009 nesta terça, dia 23

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente