.: SindBan ganha liminar e bancos serão obrigados a restituírem o desconto do dia de greve

26/05/2017 - 19:00

Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal consideraram a ausência dos funcionários, no dia da Greve Geral, como falta não justificada

Bancários e bancárias do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, que participaram da Greve Geral do dia 28 de abril, serão ressarcidos pelos bancos, que inconstitucionalmente consideraram a ausência dos funcionários como falta não justificada. O SindBan (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) conquistou o deferimento da liminar, que obriga as instituições a restituírem o desconto do dia de greve. Para o presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, essa é uma vitória dos trabalhadores.

“O movimento de paralisação é legítimo, é constitucional, é um direito dos trabalhadores e  de toda a população brasileira. Punir um trabalhador por lutar por seus direitos é o fim da democracia”, comentou o sindicalista. No dia 28 de abril, greve geral por todo o Brasil, cerca de 3 mil piracicabanos foram às ruas e dezenas de categorias, entre elas a categoria bancária, aderiram à paralisação contra as Reformas da Previdência e Trabalhista, propostas pelo Governo Federal.

Segundo a diretora jurídica do SindBan, Teresinha Altarugio, caso os bancos descumpram a liminar, terão que pagar multa no valor de R$ 1.000,00 para cada trabalhador. “A autorização do desconto corresponde à presunção de existência de irregularidade no uso do direito de greve, e até mesmo uma tentativa de se inibir o mesmo exercício em outras ocasiões”, explicou a dirigente sindical.

 

 

 

Marina Mattus - MTB: 0083471/SP

.: Veja Mais

No último dia 20, privatização do Banespa completou 12 anos

Privatização do Banespa no governo FHC completa 12 anos

Imagem Indisponível

Pesquisa Perfil Bancário 2012

Imagem Indisponível

Febraban divulga número de assaltos a bancos no País desde 2000

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente