.: SindBan ganha liminar e bancos serão obrigados a restituírem o desconto do dia de greve

26/05/2017 - 19:00

Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal consideraram a ausência dos funcionários, no dia da Greve Geral, como falta não justificada

Bancários e bancárias do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, que participaram da Greve Geral do dia 28 de abril, serão ressarcidos pelos bancos, que inconstitucionalmente consideraram a ausência dos funcionários como falta não justificada. O SindBan (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) conquistou o deferimento da liminar, que obriga as instituições a restituírem o desconto do dia de greve. Para o presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, essa é uma vitória dos trabalhadores.

“O movimento de paralisação é legítimo, é constitucional, é um direito dos trabalhadores e  de toda a população brasileira. Punir um trabalhador por lutar por seus direitos é o fim da democracia”, comentou o sindicalista. No dia 28 de abril, greve geral por todo o Brasil, cerca de 3 mil piracicabanos foram às ruas e dezenas de categorias, entre elas a categoria bancária, aderiram à paralisação contra as Reformas da Previdência e Trabalhista, propostas pelo Governo Federal.

Segundo a diretora jurídica do SindBan, Teresinha Altarugio, caso os bancos descumpram a liminar, terão que pagar multa no valor de R$ 1.000,00 para cada trabalhador. “A autorização do desconto corresponde à presunção de existência de irregularidade no uso do direito de greve, e até mesmo uma tentativa de se inibir o mesmo exercício em outras ocasiões”, explicou a dirigente sindical.

 

 

 

Marina Mattus - MTB: 0083471/SP

.: Veja Mais

Imagem Indisponível

Cliente novo muda perfil do tomador de crédito na Caixa

SindBan realiza curso de Paternidade Responsável próxima quinta-feira

Governo recua e adia votação da Reforma da Previdência

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente