.: SindBan é pioneiro em critérios de composição de chapa

08/02/2017 - 17:30

Paridade entre homens e mulheres, cotas para jovens, negros e deficientes físicos são alguns dos critérios estabelecidos pelos dirigentes sindicais 

Dando continuidade ao calendário eleitoral do SindBan (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) 2017, aconteceu na noite desta segunda-feira (6), a Convenção Regional do Sindicato para definir os critérios de composição de chapa. Entre as novidades, uma determinação inédita entre entidades sindicais: a paridade entre homens e mulheres para compor a chapa, que concorrerá à direção da intuição pelos próximos 4 anos.

Segundo a diretora do SindBan, Andreia Chiquetto, essa é uma importante conquista na luta pela igualdade de gênero. “Mais da metade da nossa categoria é composta por mulheres, suas opiniões precisam ser ouvidas e seus direitos respeitados. As bancárias ainda sofrem com o assédio psicológico e sexual dentro das agências e não denunciam, pois se sentem inferiorizadas. É igualando os direitos que começamos a combater a violência”, defendeu Andreia.

Além da paridade de gênero, cotas para jovens, negros e deficientes físicos também foram critérios estabelecidos pelos dirigentes sindicais. Para o presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, as novas determinações são um sonho realizado. “Estamos começando a formar o Sindicato que eu sempre sonhei em ver: igualitário. Nosso principal objetivo é renovar o comportamento dos nossos dirigentes, explorar o coletivo e principalmente concretizar o compromisso de fidelidade com a categoria”, comentou Paiva.

Com 64 bancários, a chapa será composta por 50% homens e 50% mulheres, entre eles, mínimo de 4 pessoas com deficiência, 5 negros e 10 com idade de 18 a 35 anos. “Queremos ter um Sindicato cada vez mais representativo, outros critérios como a maioria dos bancos, cidades e agências da base, também contam para o processo de composição da chapa”, explicou Paiva.

Com menos de 2% de negros na categoria, o diretor do SindBan, Marcelo Abrahão, acredita que a determinação é um grande estímulo “Os bancos dizem ter um programa de incentivo para essa categoria, mas sabemos que os negros que estão no sistema financeiro, estão alocados no departamento administrativo, onde não aparecem. A determinação do sindicato é muito importante para aumentarmos o número de negros nos bancos”, defendeu.

 

Calendário Eleitoral

11 – Publicação do Aviso Resumido do EDITAL.

20 a 24 – Prazo para inscrição de chapas.

25 – Publicação do Edital, convocando Assembleia Geral para eleição da Comissão Eleitoral. Membros natos: Presidente Sindicato, representante Federação, representante Confederação. Quatro membros eleitos pela assembleia.

Março

02 – Assembleia Geral Extraordinária para Eleição da Comissão Eleitoral.

06 – Publicação da cédula única contendo todas as chapas registradas.

07 a 11 – Prazo para impugnação de candidatura.

Abril

19 e 20 – ELEIÇÕES

20 – Assembleia Eleitoral Púbica e permanente na sede do Sindicato para apuração da eleição.

20 a 24 – Prazo para interposição de recursos.

25 a 27 – Prazo para julgamento do(s) recurso(s).

21 a 20/05 – Prazo para divulgação do resultado da eleição.

Maio

24 – Comunicação do resultado da eleição para os bancos.

Marina Mattus

.: Veja Mais

Bradesco lidera queixas contra bancos em abril, aponta Banco Central

Imagem Indisponível

Bradesco fecha 2009 com lucro líquido de R$ 8 bilhões

Imagem Indisponível

Bancos encerram 2010 com alta de 52,65% em pesquisa de reclamações do BC

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente