.: SindBan e Instituto Federal trazem para Piracicaba primeira turma do Curso de instrutor de Libras

SindBan e Instituto Federal trazem para Piracicaba primeira turma do Curso de instrutor de Libras

Na noite da última quinta-feira, 05 de setembro, o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região saiu novamente na frente das iniciativas de inclusão e acessibilidade.
Mantendo a sua tradição de luta, em parceria com o Instituto Federal e entidade irá receber 19 alunos de várias cidades do Estado para o Curso de instrutor de Libras.
A formação é voltada diretamente para os deficientes auditivos, e é uma formação específica para os profissionais atuarem como instrutores.
Essa é a primeira turma deste formato do Curso a ser ministrada no Brasil.
As aulas terão como docente Responsável, a professora Vilma de Jesus da Conceição, formada em Letras Libras e com proficiência pelo Ministério da Educação, ela comenta sobre os desafios dessa formação. “O curso iniciou com uma turma bastante interessada, com homens e mulheres, pessoas de todas as idades e isso é maravilhoso, pois conseguimos o objetivo de atingir a comunidade surda.
Tivemos o prazer de iniciar o Curso no mês de setembro, mês que é marcado pelas lutas pessoa com deficiência e especialmente da comunidade surda. Será um processo bastante rico, pois temos alunos que já são bem oralizados, ou seja são surdos que utilizam qualquer língua oral para se comunicar, na modalidade oral, ou oro-facial, mas também outros com uma formação somente em libras, que tem um pouco mais de dificuldade até com alguns termos, e isso tudo tornará sem dúvidas esses dois semestres ainda melhores,” comenta Vilma.
O Presidente do Sindicato dos Bancários, José Antonio Fernandes Paiva salienta que o processo de inclusão da Pessoa com deficiência é uma missão de todos os agentes de luta. “Todos nós que estamos diretamente ligados a luta dos trabalhadores também temos que ser agentes de inclusão, tanto do deficiente na sociedade quanto no mercado de trabalho.
No SindBan temos há anos o Bancário Eficiente que é um projeto que dispõe-se a inclusão do deficiente no sistema financeiro, visando torna-lo acessível tanto para o trabalhador quanto para os clientes”, afirma.
As aulas serão ministradas duas vezes por semana e o curso tem duração de dois semestres, a primeira turma da formação recebe alunos de Piracicaba, Campinas e Bauru.
O curso Instrutor de Libras visa promover a capacitação de pessoas surdas para o ensino de Libras como L1 (primeira língua) e como L2 (segunda língua). Ao desenvolver a qualificação profissional os alunos terão ampliadas as suas oportunidades no mercado de trabalho”, comenta Vilma.  
Vilma foi responsável pelos dois Cursos de Libras básico e uma turma intermediária que também foram ministrados no SindBan.
O Instrutor/professor de LIBRAS, é aquele que ocupa a função primordial o ensino da Língua Brasileira de SINAIS, visando à formação tanto para alunos surdos, quanto para alunos ouvintes.
De acordo com a dirigente Leticia Françoso, para o Sindicato proporcionar essa formação reforça o caráter histórico de luta pela pessoa com deficiência. “Além da inclusão dos deficientes a sociedade irá receber profissionais surdos com competência para atuar como agente propagador de sua língua e cultura em diversas áreas (educacional, empresarial, artística, entre outras), que necessitem quebrar as barreiras da comunicação”, afirma Leticia. A Secretaria de Assuntos PCD do SindBan, também descobriu as barreiras do município e foi eleita a Conselheira mais votada no Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, sendo hoje membra da diretoria executiva do comitê.
Segundo o Presidente, o cumprimento da Lei de Cotas que já completa 28 anos ainda é uma questão a ser cobrada em várias categorias. “Estamos no Conselho das Entidades Sindicais, e nos relacionando diretamente com os bancos e sabemos que a maioria das empresas ainda não cumprem o percentual estabelecido pela Lei de Cotas (art. 93 da Lei nº 8.213/91). Muitas sob alegação de não encontrar profissionais qualificados, é por isso que estamos inseridos em vários conselhos do munícipio e também do Estado, e buscamos novamente a parceria com o Instituto Federal a fim de expandir e proporcionar ainda mais opções de formação. Nós já tivemos duas edições de cursos de libras para formar os profissionais que iriam atuar no atendimento, e agora com essa nova iniciativa vamos promover a qualificação dos próprios surdos”, completa.

Serviço

Primeira Turma do Curso de Instrutor de Libras

Local: Sede Sindicato dos Bancários – Quinze de Novembro, 549

Horário: 19h

Bruna Togni - MTB 81055/SP

.: Veja Mais

Agências bancárias já recebem o projeto “Um Toque de Natal”

Imagem Indisponível

Bradesco é condenado a pagar R$ 6 mil de indenização a cliente que teve cartão clonado

Imagem Indisponível

Fórum Estadual prepara bancários da Caixa para o Conecef

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente