.: Semana da Mulher inicia com a abertura da mostra fotográfica Vereadoras de Piracicaba

A Semana da Mulher, realizada há cinco anos pelo vereador do Partido dos Trabalhadores e presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região, José Antonio Fernandes Paiva, iniciou suas atividades com a abertura da mostra fotográfica Vereadoras de Piracicaba.  O evento, que contou com a participação das vereadoras homenageadas e de seus representantes, foi marcado de muita emoção e o alerta de que mais mulheres precisam se engajar na política por fazerem a diferença nesse universo ainda dominado pelos homens. A abertura da mostra, assim como todos os eventos que integram a programação da Semana da Mulher foi transmitido ao vivo pelo site paivavereador.com.br. 
 
Esther Sylvestre da Rocha, que foi vereadora de 1993 a 1996, tem um currículo marcante na política municipal. Além de parlamentar ela foi a primeira mulher a disputar o cargo de prefeita, no ano de 1996. Em 2001, também foi a primeira mulher a assumir o posto de Chefia de Gabinete, no governo Machado. “A ideia do Paiva foi de extrema felicidade. Nunca houve uma lembrança do conjunto de mulheres que atuaram nesta Casa de Leis. Infelizmente, a participação das mulheres ainda é muito tímida, mas acredito que esse quadro vai mudar em breve”, salientou.
 
A observação de Esther é verdadeira. De acordo com o curador da exposição, Fábio Bragança, em 190 anos de Câmara de Vereadores de Piracicaba, apenas dez mulheres se tornaram parlamentares. 
 
Outra homenageada foi Rosangela Camolesi, que foi eleita vereadora em 2009, mas ficou no cargo por apenas um dia. Ela se licenciou para assumir a secretaria de Ação Cultural, na qual atua até hoje, são nove anos a frente desta Pasta, a qual também exerce um importante papel no setor público. “Fiquei emocionada e quero registrar meus parabéns pela iniciativa do Paiva. Quem sabe esse evento possa servir de incentivo para que novas mulheres se engajem na política. Afinal de contas, a mulher tem um olhar diferenciado do mundo e sua atitude, muitas vezes, é capaz de ajudar conflitos corriqueiros da política. A sensibilidade da mulher é extremamente importante, principalmente, nas questões sociais”, disse.
 
Aparecida Gregolim Abe, a Cida Abe, foi vereadora de 2001 a 2004. Também foi secretária de Ação Cultural entre 1997 a 2000. Para ela essa homenagem foi importante para que as pessoas possam reviver um pouco da história da cidade. “Iniciativas como as do Paiva, ajudam a população conhecer um pouco mais da história, que muitas vezes fica esquecida no subconsciente das pessoas”, disse.
 
Para o vereador  e sindicalista Paiva, a Semana da Mulher é uma justa homenagem a todas as mulheres e era indispensável evidenciar as que já foram e que ainda são vereadoras (No caso de Marcia Pacheco que está em seu quinto mandato) e que contribuíram para a construção da política em Piracicaba. “O Partido dos Trabalhadores tem deliberado a paridade entre os gêneros por entender a importância de todos. A porcentagem de 30% torna o processo muito burocrático”, enfatizou ao lembrar ainda que no Sindicato dos Bancários, que esse ano passa por uma nova eleição (dias 23 e 24 de abril), a chapa é representada por 44% de mulheres. “É a primeira vez na história do Sindicato que a participação  de mulheres é tão expressiva. 
 
Além das vereadores já citadas também são homenageadas Raimunda Ferreira de Almeida (vereadora de 1993 a 1996), Tereza Cardoso Neves (2001 a 2004), Adeli Bacchi Dias de Moraes e Silva (1983 a 1988), Ivete Madeira (1997 a 2000 e de 2001 a 2004), Laurisa Cortellazzi (2001 a 2004)  e Maria benedita Pereira Penezzi, a Ditinha Penezzi (1960 a 1963, 1964 a 1969, 1969 a 1972). 
 
A exposição está montada no hall do anexo Vereador Guerino Trevisan e pode ser vista até dia 31 de março. A partir das 19 horas de hoje (4), será suspenso o pequeno expediente da sessão ordinária para que curador da exposição explane sobre o papel da mulher na política e o papel desempenhado pelas vereadoras em Piracicaba.
 
Programação
 
Ainda hoje, a partir das 13h30, acontece a primeira palestra da Semana, com o tema: Mulher na Política e no Terceiro Setor. A mediação será da jornalista Teresa Blasco com as participações de Muna Zeyn, chefe de gabinete da deputada federal Luiz Erundina e apresentadora do programa Tribuna da Mulher da TV Assembleia, de Miriam Miranda, presidente e cofundadora da ONG Vira Lata Vira Vida, de Adriana Brasil, presidente do Projeto Ilumina e a deputada estadual Ana Perugini. 
 
Na terça-feira, dia 5, a partir das 13h30, entram em pauta os temas Saúde e Idosos. O primeiro tema da tarde será Os riscos das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s) para a saúde da mulher na melhor idade. A palestra será ministrada pela gerente do Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas), Maria Regina Teixeira. Após, acontece atividade paralela com o tema: A importância dos cuidadores na melhor idade, com orientações de profissionais para o melhor atendimento à mulher idosa com base nas dificuldades enfrentadas na saúde.
 
No dia 6, acontece a abertura da exposição de fotografia dedicado à mulher a partir das 19h no Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região.
 
Educação e Segurança serão os temas abordados no dia, 7, com ênfase para Violência Contra a Mulher, com a participação de líderes políticos, autoridades e integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, que envolve a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, e que discute a Violência Contra  Mulher.
 
E no dia 8, o mandato do vereador Paiva promove, no Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) a partir das 7h30, um café da manhã para as mulheres bancárias. Na ocasião será apresentado o perfil da mulher bancária, uma pesquisa realizada pela entidade para identificar as características da trabalhadora bancária.
 
A Mulher Trabalhadora, com tema: Acidentes de Trabalho e Doenças Relacionadas ao Trabalho será a palestra ministrada pela socióloga Mara Alice Takahashi (supervisora da equipe de Reabilitação Profissional do Cerest – Piracicaba), no dia 8, a partir das 13h30. Ela apresenta uma pesquisa relacionada aos acidentes de trabalho que envolvem especificamente as mulheres. Mara também aborda as doenças ocupacionais femininas e a necessidade de prevenção efetiva para a diminuição dos afastamentos por estas doenças. 
 
As palestras e atividades paralelas são gratuitas e abertas a toda população. Detalhes da programação podem ser obtidos no site www.paivavereador.com.br ou pelos telefones 19 3403.6517

 
Fernanda Moraes (28.535)
Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região
 

.: Veja Mais

Imagem Indisponível

Ministério do Trabalho discute demissões no Santander nesta quinta

Imagem Indisponível

Banco é obrigado a restituir objeto deixado sob sua guarda

Acumulando lucros, Itaú já pode contratar mais

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente