.: Semana da Mulher aborda protagonismo das bancárias no mercado de trabalho

01/03/2017 - 16:00

Sindicato do Bancários de Piracicaba e Região promove atividades do dia 6 a 10 de março para valorizar a ascensão das mulheres no setor bancário

O protagonismo da mulher bancária no mercado de trabalho: esse é tema abordado pela Semana da Mulher Bancária 2017. Com o objetivo de debater ferramentas para a construção de uma carreira de sucesso e valorizar a ascensão profissional das mulheres bancárias, o SindBan (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) promove, do dia 6 a 10 de março, uma semana de atividades com palestras e ações culturais para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março.

Abrindo as atividades, o tradicional Café da Manhã das Bancárias acontece na segunda-feira (6), às 7h30. Em Piracicaba, no Salão de Eventos da sede do SindBan e na subsede, em Santa Bárbara. O evento vai trazer também uma exposição de produtos da Contém 1gr, sorteios e maquiagens feitas na hora. Além de palestras ao longo de toda a semana, os diretores sindicais farão ações culturais em todas as agências da base sindical, com apresentação musical e presentes para as mulheres bancárias.

Ainda na segunda-feira, às 14h30, uma coletiva de imprensa apresenta o Perfil da Mulher Bancária, o resultado de uma pesquisa que entrevista grande parte da categoria bancária e traz índices de salário, cargo e denúncias de assédio moral e sexual dentro das agências. Segundo o presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, a pesquisa é fundamental para traçar as mudanças na categoria ao longo dos anos. “Ainda observamos um número muito pequeno de negros na categoria bancária e salários inferiores para mulheres, divulgar o Perfil é uma forma de incentivar a mudança”, comentou.

A Semana traz nomes importantes para falar sobre o protagonismo da mulher bancária. Na terça-feira (7), a Superintendente de Relações Sindicais do Banco Santander, Fabiana Ribeiro, fala sobre sua vivência na instituição, com a palestra: “A carreira das bancárias: experiência e desafios da ascensão profissional”. Já na quarta-feira (8), a especialista em Desenvolvimento Humano, Bea Bragion, fala sobre as ferramentas para a construção de uma carreira de sucesso no ambiente bancário. Fechando as palestras, na quinta-feira (9), a economista, doutoranda e pesquisadora do CESIT/IE – Unicamp, Marilane Oliveira Teixeira, fala sobre o impacto da Reforma da Previdência na vida das bancárias.

Segundo a vice-presidente do Sindban, Angela Savian, o principal objetivo desta Semana é não só lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, mas valorizar o lado profissional destas bancárias. “Nós, mulheres bancárias, sabemos a dificuldade para construir uma carreira de sucesso no mercado financeiro, nosso objetivo é levar caminhos e informações que possam ajudar na ascensão. Infelizmente, apesar de toda capacidade profissional, ainda sofremos preconceito. Chegar em um cargo representativo no banco é uma tarefa ainda mais difícil para as mulheres, mas elas estão chegando. Muito mais do que valorizar é fazer com que outras bancárias tenham espelho e almejem chegar no mesmo lugar”, comentou.

 

Programação

06/03 – SEGUNDA-FEIRA

7h30 - Café da manhã

Piracicaba

Sede - Rua XV de Novembro, 549 – Centro (Salão de Eventos)

Santa Bárbara D’Oeste

Subsede - Rua Riachuelo, 911, sala 5, Centro

14h30 – Coletiva Imprensa para Apresentação do Perfil da Mulher Bancária

Local: Sede - Rua XV de Novembro, 549 – Centro (Sala de Reuniões)

07/03 – TERÇA-FEIRA

9h – Ação Cultural e educativa nas agências das cidades de São Pedro, Águas de São Pedro, Charqueada, Santa Maria da Serra, Tietê, Laranjal Paulista, Conchas, Pereiras e Cerquilho.

19h – Vivência “A carreira das bancárias: experiência e desafios da ascensão profissional”

Fabiana Ribeiro - Superintendente Relações Sindicais do Banco Santander

Participação da vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba, Angela Savian, da diretora da subsede de Santa Bárbara D’Oeste e membro do Conselho da Mulher da cidade, Andreia Chiqueto, das representantes do SindBan no Conselho Municipal da Mulher, a psicóloga Ana Lúcia Oliveira e Claudia Novolette.

08/03 – QUARTA-FEIRA

9h - Ação Cultural e Educativa nas agências das cidades de Piracicaba e Santa Bárbara D’Oeste

19h – Palestra “Ferramentas para a construção de uma carreira de sucesso no ambiente bancário”

Bea Bragion – Especialista em Desenvolvimento Humano

Local: Sede - Rua XV de Novembro, 549 – Centro

09/03 – QUINTA-FEIRA

9h - Ação Cultural e educativa nas agências de Rio das Pedras, Capivari, Mombuca e Rafard.

19h – Palestra “O impacto da Reforma da Previdência na vida das bancárias”.

Marilane Oliveira Teixeira - Economista, doutoranda e pesquisadora do CESIT/IE-Unicamp, assessora sindical e membro do Fórum Permanente em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores Ameaçados pela Terceirização

10/03 – SEXTA-FEIRA

9h- Ação Cultural e educativa nas agências de Porangaba, Anhembi, Bofete, Pardinho.

18h30 – Noite das Bancárias – Happy  Hour dos Amigos Especial da Semana da Mulher

Local: Sede - Rua XV de Novembro, 549 – Centro (Salão de Eventos)

 

Marina Mattus

.: Veja Mais

Imagem Indisponível

Campanha Nacional dos Bancários é lançada em Piracicaba

Negociação da categoria bancária continua nesta quarta-feira

SINDBAN dá as boas vindas aos novos funcionários do BB

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente