.: Semana da Mulher aborda protagonismo das bancárias no mercado de trabalho

01/03/2017 - 16:00

Sindicato do Bancários de Piracicaba e Região promove atividades do dia 6 a 10 de março para valorizar a ascensão das mulheres no setor bancário

O protagonismo da mulher bancária no mercado de trabalho: esse é tema abordado pela Semana da Mulher Bancária 2017. Com o objetivo de debater ferramentas para a construção de uma carreira de sucesso e valorizar a ascensão profissional das mulheres bancárias, o SindBan (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) promove, do dia 6 a 10 de março, uma semana de atividades com palestras e ações culturais para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março.

Abrindo as atividades, o tradicional Café da Manhã das Bancárias acontece na segunda-feira (6), às 7h30. Em Piracicaba, no Salão de Eventos da sede do SindBan e na subsede, em Santa Bárbara. O evento vai trazer também uma exposição de produtos da Contém 1gr, sorteios e maquiagens feitas na hora. Além de palestras ao longo de toda a semana, os diretores sindicais farão ações culturais em todas as agências da base sindical, com apresentação musical e presentes para as mulheres bancárias.

Ainda na segunda-feira, às 14h30, uma coletiva de imprensa apresenta o Perfil da Mulher Bancária, o resultado de uma pesquisa que entrevista grande parte da categoria bancária e traz índices de salário, cargo e denúncias de assédio moral e sexual dentro das agências. Segundo o presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, a pesquisa é fundamental para traçar as mudanças na categoria ao longo dos anos. “Ainda observamos um número muito pequeno de negros na categoria bancária e salários inferiores para mulheres, divulgar o Perfil é uma forma de incentivar a mudança”, comentou.

A Semana traz nomes importantes para falar sobre o protagonismo da mulher bancária. Na terça-feira (7), a Superintendente de Relações Sindicais do Banco Santander, Fabiana Ribeiro, fala sobre sua vivência na instituição, com a palestra: “A carreira das bancárias: experiência e desafios da ascensão profissional”. Já na quarta-feira (8), a especialista em Desenvolvimento Humano, Bea Bragion, fala sobre as ferramentas para a construção de uma carreira de sucesso no ambiente bancário. Fechando as palestras, na quinta-feira (9), a economista, doutoranda e pesquisadora do CESIT/IE – Unicamp, Marilane Oliveira Teixeira, fala sobre o impacto da Reforma da Previdência na vida das bancárias.

Segundo a vice-presidente do Sindban, Angela Savian, o principal objetivo desta Semana é não só lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, mas valorizar o lado profissional destas bancárias. “Nós, mulheres bancárias, sabemos a dificuldade para construir uma carreira de sucesso no mercado financeiro, nosso objetivo é levar caminhos e informações que possam ajudar na ascensão. Infelizmente, apesar de toda capacidade profissional, ainda sofremos preconceito. Chegar em um cargo representativo no banco é uma tarefa ainda mais difícil para as mulheres, mas elas estão chegando. Muito mais do que valorizar é fazer com que outras bancárias tenham espelho e almejem chegar no mesmo lugar”, comentou.

 

Programação

06/03 – SEGUNDA-FEIRA

7h30 - Café da manhã

Piracicaba

Sede - Rua XV de Novembro, 549 – Centro (Salão de Eventos)

Santa Bárbara D’Oeste

Subsede - Rua Riachuelo, 911, sala 5, Centro

14h30 – Coletiva Imprensa para Apresentação do Perfil da Mulher Bancária

Local: Sede - Rua XV de Novembro, 549 – Centro (Sala de Reuniões)

07/03 – TERÇA-FEIRA

9h – Ação Cultural e educativa nas agências das cidades de São Pedro, Águas de São Pedro, Charqueada, Santa Maria da Serra, Tietê, Laranjal Paulista, Conchas, Pereiras e Cerquilho.

19h – Vivência “A carreira das bancárias: experiência e desafios da ascensão profissional”

Fabiana Ribeiro - Superintendente Relações Sindicais do Banco Santander

Participação da vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba, Angela Savian, da diretora da subsede de Santa Bárbara D’Oeste e membro do Conselho da Mulher da cidade, Andreia Chiqueto, das representantes do SindBan no Conselho Municipal da Mulher, a psicóloga Ana Lúcia Oliveira e Claudia Novolette.

08/03 – QUARTA-FEIRA

9h - Ação Cultural e Educativa nas agências das cidades de Piracicaba e Santa Bárbara D’Oeste

19h – Palestra “Ferramentas para a construção de uma carreira de sucesso no ambiente bancário”

Bea Bragion – Especialista em Desenvolvimento Humano

Local: Sede - Rua XV de Novembro, 549 – Centro

09/03 – QUINTA-FEIRA

9h - Ação Cultural e educativa nas agências de Rio das Pedras, Capivari, Mombuca e Rafard.

19h – Palestra “O impacto da Reforma da Previdência na vida das bancárias”.

Marilane Oliveira Teixeira - Economista, doutoranda e pesquisadora do CESIT/IE-Unicamp, assessora sindical e membro do Fórum Permanente em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores Ameaçados pela Terceirização

10/03 – SEXTA-FEIRA

9h- Ação Cultural e educativa nas agências de Porangaba, Anhembi, Bofete, Pardinho.

18h30 – Noite das Bancárias – Happy  Hour dos Amigos Especial da Semana da Mulher

Local: Sede - Rua XV de Novembro, 549 – Centro (Salão de Eventos)

 

Marina Mattus

.: Veja Mais

Imagem Indisponível

REVISTA ANALISA MUDANÇA NA PRESIDÊNCIA DO SANTANDER EM FEVEREIRO

Clientes do Itaú relatam cobranças em dobro nas compras de débito

Imagem Indisponível

Bancários realizam seminários regionais para debater e preparar campanha salarial

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente