.: Selo dos 50 anos do Sindicato dos Bancários já circula o mundo

O selo que marca os 50 anos do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, lançado no último dia oito de abril, já circula o mundo, como foi previsto no seu lançamento, por representantes dos Correios e convidados. Diversas solicitações de colecionadores de selos e de clubes de filatelia têm chegado ao Sindicato, atingindo assim o objetivo da diretoria da entidade, de utilizar a postagem como forma de divulgar o jubileu de ouro, que será completado no dia 22 de outubro.
Para o presidente do Sindicato, José Antonio Fernandes Paiva, essas solicitações de selos “só nos fazem ter a certeza de que a nossa história será perpetuada através dos tempos, objetivo principal do lançamento deste selo”. Paiva reforça, ainda, que todo material relativo aos 50 anos do sindicato já passou a contar com o selo escolhido. “É uma forma de destacarmos os 50 anos deste sindicato, que tem uma história de luta, em defesa dos bancários, dos trabalhadores, da democracia e pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária, em que todos possam ter as mesmas oportunidades”, destaca o sindicalista.
HISTÓRIA – O surgimento do Sindicato ocorreu em 1959, com a criação da Associação dos Bancários, liderada pelo bancário Gelson Aparecido Diniz. Dados históricos do sindicato destacam que em 1961, a Associação é transformada em Sindicato, tendo como primeiro presidente Mário José de Lima Dantas, funcionário do Banco do Brasil. Ele permaneceu à frente do Sindicato até 1964, quando a entidade sofre intervenção do regime militar. Em 1965, o Sindicato é assumido por Diocleciano Villar, funcionário do Banco do Brasil, que comanda a entidade até 1967. Em seguida, assume a presidência do Sindicato Francisco Antonio Nascimento Toledo, que presidente o Sindicato até 1976. Neste ano, Villar Volta a presidir o Sindicato, ficando até 1986. Foi neste ano que o jovem bancário, do então banco Nacional, José Antonio Fernandes Paiva, com apenas 29 anos, é lançado presidente do Sindicato.
Deste então na presidência do Sindicato, Paiva tem desenvolvido um trabalho que só tem ampliado a luta em defesa dos bancários e dos trabalhadores. Ele ressalta que a programação do Jubileu de Ouro do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região será desenvolvida ao longo de 2009, com atividades culturais, esportivas e sociais. Entre as ações previstas está a construção de uma cápsula do tempo, com fotos, documentos e gravações em áudio e vídeo que será hermeticamente lacrada para ser aberta apenas no ano de 2059, data em que serão celebrados os 100 anos da entidade.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

Vídeos do Sindicato

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente