.: Santander vai negociar demissões na Espanha, após fusão com Banesto

O Santander vai eliminar 3 mil empregos na Espanha, após a anunciada fusão com o Banesto, publicou na quinta-feira (3) o jornal "Cinco Dias", citando fontes de sindicatos e próximas ao maior banco espanhol. A instituição revelou no mês passado planos de absorver totalmente a marca Banesto, que tem 110 anos, fechando 700 agências para reduzir custos. Nesta quarta-feira (9), o banco iniciará negociações com os sindicatos espanhóis. 

Quando anunciou a operação, o Santander alertou que previa um gradual, porém pesado, corte de empregos. Mas não chegou a anunciar o número de demissões. 

O Banesto, atualmente o sétimo maior banco do país, com 100 bilhões de euros em ativos, tinha 8.303 empregados no fim de setembro. O banco foi comprado pelo Santander em 1994 por cerca de 1,9 bilhão de euros.

Os sindicatos estão se preparando para novos cortes de empregos este ano. Representantes das entidades sindicais disseram que esperam até 4 mil cortes de vagas, devido à fusão.

Bankia demitiu 6 mil

Com 6 mil demissões no Bankia e milhares de demissões em outros bancos nacionalizados, o ano começou com um comunicado sombrio para os bancários espanhóis, país onde 25% da força de trabalho já estão desempregados.

Somente no setor financeiro, os sindicatos estimam a perda de 12 mil postos de trabalho este ano, além dos cerca de 35 mil cortados desde meados de 2008, quando a crise do setor imobiliário na Espanha começou a afetar a indústria financeira. Na quinta-feira, clientes ocuparam uma agência do Bankia em Madri, exigindo de volta o dinheiro que investiram na instituição.


Fonte: Contraf-CUT com O Globo e agências de notícias

Youtube

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente