.: Paiva debate necessidade de maior investimento na atenção básica e reajuste da tabela do sus em reunião do Conselho De Saúde

Na noite de ontem, terça-feira, 29 de maio, o Presidente do Sindicato dos Bancários José Antonio Fernandes Paiva participou da reunião do Conselho Municipal de Saúde que aconteceu no prédio anexo a Câmara de Vereadores de Piracicaba.
Os trabalhos foram conduzidos pelo sindicalista, Milton Costa, que é Presidente do Conselho, que na reunião de ontem empossou as Comissões de Saúde Locais dos bairros: Jupiá, Anhumas, Javari e Vila Cristina. Dando início aos trabalhos, a Diretora Financeira da Secretaria de Saúde, Andresa Cristina Ferraz Pupin apresentou a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2019.  Os conselheiros tiveram observações pontuais sobre:
— Gastos com alta e média complexidade muito superiores que os com atenção básica; 
— Gastos altos com medicamentos em relação à saúde preventiva; 
— O gasto alto com Cirurgias Bariátricas.
De acordo com o Conselheiro e Presidente do SindBan, Paiva é possível observar uma nova forma de gestão dos recursos e políticas. “Notamos que o gasto com alta e média complexidade se sobrepõe ao gasto com a atenção básica, e essa é uma lógica que precisamos trabalhar para que seja equiparada e no futuro invertida, visto que se tivermos um bom resultado com a atenção básica conseguiremos reduzir os custos com média e alta complexidade, uma vez que faremos o tratamento preventivo no paciente”, comenta.
Dando sequência a pauta do dia, o Dr. Moisés Taglietta realizou uma apresentação sobre Arbovirose, e trouxe para o debate os números e as políticas de combate à Dengue, Zika e Chikungunya no Município. O balanço apurado mostra que neste ano o ciclo da Dengue teve um pico um pouco mais longo, não se encerrando no mês de março/abril como corriqueiramente, e de saldo positivo. A vigilância epidemiológica apresentou que em Piracicaba: 
- Não temos nenhum caso de Zica Vírus
- Não temos nenhum caso de Chikungunya
- Foram realizados 6.000 exames NS1 dos quais 4.000 foram realizados em só em abril foram constatados 1024 casos de Dengue, sendo que apenas 10 necessitaram de cuidados especiais.  
- Nenhum óbito!
O Conselho aprovou na oportunidade a prestação de contas do quadrimestre do município e também o requerimento sobre os contratos para reforma assinados em 24.05 pelo Prefeito que contempla as unidades do Jardim Novo Horizonte e Vila Sônia, a mesa também apresentou os valores de emendas parlamentares destinados à saúde. Paiva ponderou junto aos conselheiros uma necessidade de se haver um estudo para a disponibilização de emendas, visto que muitas não suprem as verdadeiras necessidades do setor. 
Como encaminhamento o Conselho ficou de construir uma campanha, a partir de PIRACICABA, visando o Reajuste Da Tabela Sus. A ideia partiu do Conselheiro Paiva, que visa um melhor atendimento à população piracicabana. “Precisamos dar o ponta pé inicial e divulgar uma Campanha para que esse reajuste ocorra, os valores da tabela estão há 17 anos desajustados, e com isso o valor repassado as prefeituras não cobre os gastos das unidades e hospitais com os pacientes”, conclui.

Bruna Togni - MTB 81055/SP

.: Veja Mais

Piracicaba sedia amanhã Encontro Regional dos Bancários

CUT toma as ruas de São Paulo e do país contra fator previdenciário

Imagem Indisponível

Bancários da região de Piracicaba estão em greve

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente