.: Nossa história

Toda história de luta do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SindBan) começa em 22 de outubro de 1959, quando um grupo de bancário, liderado pelo bancário do Bradesco, Gelson Aparecido Diniz, decide fundar a Associação dos Bancários de Piracicaba com a finalidade de dar respaldo à categoria.

Em 1961, a Associação é transformada em Sindicato, tendo como primeiro presidente Mário José de Lima Dantas (Banco do Brasil), que permaneceu no cargo até 1964, quando a entidade sofreu intervenção do regime militar.

Em 1965, o sindicato é assumido por Diocleciano Villar, funcionário do Banco do Brasil, que comandou a entidade até 1967, assumindo seu lugar Francisco Antonio Nascimento Toledo, que exerceu o cargo até 1976. Neste ano, Villar volta como presidente, ficando até 1986.

Foi em 1986, que o jovem bancário do então Banco Nacional, José Antonio Fernandes Paiva, com apenas 27 anos, é lançado presidente do sindicato.

Paiva, que já era diretor da entidade na gestão anterior, onde adquiriu experiência por sua forte atuação e respaldo da diretoria, ajudou a construir o movimento "Ano do Despertar Coletivo", em 1983, e foi peça decisiva na greve de nove dias dos bancários de Piracicaba, em 1985, que parou a cidade e mostrou a força da categoria.

O jovem trouxe para a entidade toda sua garra e dinamismo, impondo novo ritmo, que ao longo desses anos passou a ter atuação ainda mais forte na sociedade e no movimento sindical brasileiro, defendendo os interesses dos bancários e dos trabalhadores como um todo, participando e liderando a categoria em inúmeras outras greves, manifestações e movimento, como pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1992.

Nesses anos, o SindBan se caracterizou como entidade  de lutas em defesa dos bancários e na construção de uma sociedade mais justa, se envolvendo em diversas atividades culturais, esportivas, educacionais, assim como nas áreas de saúde, transporte, segurança e, principalmente, na organização dos trabalhadores e nas mobilizações por seus direitos.

Forte atuação no movimento sindical

Na defesa dos interesses dos bancários, o Sindicato tem estado presente em todos os acontecimentos envolvendo a categoria e, inclusive, participando ativamente da Executiva Nacional dos Bancários, assim como na Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, no Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) entre outros órgãos representativos dos trabalhadores. O SindBan é referência de luta, transparência, democracia e seriedade, não só para os bancários, mas para a sociedade de Piracicaba e região.

.: Veja Mais

Imagem Indisponível

Lucro mundial do HSBC sobe 15,5% em 2013, para US$ 16,2 bilhões

Imagem Indisponível

Projeto-piloto de segurança bancária avança, mas continua incompleto

Imagem Indisponível

Prefeitura apresentará no Conseg projeto para crianças de rua

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente