.: Movimento sindical exige da PF revogação de orientação que fragiliza segurança

O movimento sindical encaminhou carta à Polícia Federal cobrando a revogação da mensagem MSG nº 12/09 - GAB/CGCSP, publicada pela PF no último 15 de abril, que altera as orientações sobre a segurança nos estabelecimentos bancários. A mensagem traz retrocessos que vêm ao encontro dos interesses dos bancos, fragilizando a segurança nas agências e aumentando o risco a que estão expostos bancários, clientes e vigilantes.

A correspondência manifesta a surpresa dos dirigentes sindicais em ver expressos na nova comunicação os mesmo fundamentos de uma orientação anterior (MSG nº 92/08 - GAB/CGCSP), que foi duramente criticada pelo movimento sindical e revogada pela PF. Segundo os sindicalistas, o conteúdo da mensagem "se opõe à expectativa criada a partir do anúncio feito na reunião da Comissão Consultiva para Assuntos da Segurança Privada (CCASP), ocorrida em 4 de março último".

Para os trabalhadores, a mensagem viola a Lei nº 7.102/83, que regulamenta a segurança privada no Brasil. Entre os problemas da mensagem, está a possibilidade de que os bancos, tendo apenas dois vigilantes em cada agência, deixem apenas um segurança durante o horário de almoço do outro. Dessa forma, como o expediente das agências é de seis horas nas capitais, as unidades ficarão 1/3 do período de atendimento com apenas um vigilante disponível. No interior, onde o atendimento ao público é de cinco horas, o quadro é ainda pior.

Esta medida afronta a legislação vigente, piora as condições de segurança e aumenta o risco nas agências bancárias, colocando-se na contramão da proteção da vida de bancários, vigilantes e clientes. A correspondência foi enviada também para o gabinete do ministro da Justiça Tarso Genro. A expectativa é de que a mensagem seja revogada e que se possa continuar debatendo o tema de forma democrática e buscando o melhor para todos.

Fonte – Contraf-CUT

.: Veja Mais

Reunião entre Comando Nacional dos Bancários e Fenaban termina sem acordo

Imagem Indisponível

BB se nega a discutir questões relativas a Cassi

Imagem Indisponível

Bancários construirão o mapa da diversidade nos bancos

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente