.: Mostra fotográfica em homenagem à mulher foi aberta hoje e vai até o fim de março

Foi aberta na noite de hoje, 6 de março, a 112ª Mostra Cultural do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região. O evento integra a programação da Semana da Mulher em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, de autoria do vereador e presidente do Sindicato José Antonio Fernandes Paiva. A Mostra pode ser vista até dia 31 de março, de segunda sexta-feira, das 8h às 17h.
 
São 25 fotografias tiradas de mulheres nas mais variadas ocasiões. As fotos são de autoria das fotógrafas Alice Camejo, Giovanna Fischer, Maria Helena Melo Braz e Sarah Vitti.
 
Segundo Giovanna Fischer, as imagens retratam a mulher em seus afazeres do cotidiano. “Buscamos também mulheres que hoje exercem profissões antes destinadas apenas para homens como policiais, motoristas de ônibus, motoboys, entre outras”, ressalta ao dizer ainda que a intenção é passar a informação de que a mulher está presente em todos as profissões. “Não há mais limites para a mulher, guerreira e batalhadora, a mulher procura seus ideais e sempre conquista seu espaço”.
 
A fotógrafa Maria Helena de Melo Braz, detalhou mais o lado materno das mulheres, talvez, segundo ela, por já viver a maternidade e saber de todos os sentimentos e momentos que uma mãe vivencia quando tem um filho. “Geralmente nos meus trabalhos gosto de retratar o lado da mulher mãe, mulher que precisa sair para a luta e oferecer o melhor para seu filho”, salientou.
Alice Camejo vê em suas lentes um universo amplo para a mulher. “A mulher está em todos os lugares, desenvolvendo e criando em todas as profissões. Além de tudo isso é capaz de algo que somente ela pode fazer, o de gerar uma nova vida. Viva a mulher por tudo o que ela é e por tudo o que ela faz”, enfatizou. 
 
Sarah Vitti, resolveu destacar o poder na mulher em qualquer atividade que ela exerça. “A mulher é capaz de ser líder em uma empresa ao mesmo tempo que é capaz de ser mãe de trigêmeas e ainda cuidar de toda uma casa. As mulheres são multifuncionais e exercem com maestria qualquer trabalho, seja ele qual for”, disse.
 
A diretora de Educação e Cultura do Sindicato, Sandra Oliva Stefanovitz, destaca que “a mostra é uma forma de possibilitar que artistas da cidade divulguem seus trabalhos para sociedade em geral. Neste mês especificamente focamos a mulher, mãe, dona-de-casa, trabalhadora, enfim, a mulher como ela é. Com isso, estamos fazendo homenagem à mulher e ao mesmo tempo possibilitando debate sobre a função da mulher na sociedade”, explicou.
 
Durante a abertura da exposição Paiva fez questão de salientar que tanto seu mandato quanto o Sindicato estão abertos às pessoas que têm uma visão de mundo, seja por meio das lentes, das telas ou de qualquer tipo de manifestação como, por exemplo, esses jovens que já realizaram dez manifestações contra o aumento da passagem do transporte coletivo e que juntos, já coletaram mais de 12 mil assinaturas contra esse aumento abusivo.
 
Paiva enfatizou que o espaço do Sindicato foi construído para dialogar. “As mulheres precisam continuar lutando para que exista a igualdade entre os sexos. Nesta semana a deputada Ana Perugini (PT) nos deu uma palestra durante a Semana da Mulher em que informou que as mulheres brancas ainda ganham 35% menos que os homes que as negras ganham 15% a menos que as brancas”, salientou.
 
A vice-presidente do Sindicato, Ângela Savian, aproveitou o momento para informar que o Sindicato dos Bancários passa este ano por processo eleitoral, que ocorre dias 23 e 24 de abril, para eleger a nova diretoria que coordenará a entidade nos próximos quatro anos. “Dos 66 candidatos, temos 29 mulheres o que representa uma participação de 44% na nova chapa, a maior na história do sindicato. Além disso, é a primeira vez que incluímos também em nossa chapa pessoas com deficiência”, salientou.
 
Ângela também comentou a questão da violência ainda praticada com o sexo feminino. “Uma mulher é agredida a cada cinco minutos no Brasil. De acordo com o Ministério da Justiça, em quase 70% dos casos, quem espanca ou mata a mulher é o namorado, marido ou ex-marido. É preciso mudar essa realidade”, enfatizou.
 
No Sindicato, os trabalhos são expostos nos diversos ambientes da entidade, integrando a rotina das atividades do seu cotidiano dando, assim, a oportunidade de uma convivência com a arte.

Fernanda Moraes (28.535)
Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região

 
 

.: Veja Mais

Imagem Indisponível

Santander divulga forma de pagamento da PLR e do PPRS no dia 20

Paiva preside eleição da Associação dos Aposentados Eclética

Lucro do Banco do Brasil sobe para R$ 14,4 bilhões em 2015

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente