.: Lançada, campanha sobre dicas de segurança bancária a aposentados prosseguirá até o dia 11

Lançada nesta manhã de quinta-feira, dia 3 de dezembro, a campanha de “Dicas de segurança bancária a aposentados”, com entrega de panfletos de orientação, será estendida até o dia 11 deste mês e retomada no início de fevereiro. A campanha é uma iniciativa do Conselho da Previdência Social, com apoio do Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba) e do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, e o lançamento aconteceu em frente à agência do Banco Itaú, na Praça José Bonifácio, sendo acompanhado por dirigentes sindicais e funcionários da Previdência Social.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região e vereador pelo PT, José Antonio Fernandes Paiva, foram produzidos 20 mil panfletos a serem distribuídos aos aposentados, nas filas dos bancos e nas sedes dos sindicatos filiados ao Conespi. “Vamos fazer esta distribuição diariamente, na frente das agências, orientando a população. Quem quiser o material também pode pegar nos sindicatos”, ressalta o líder sindical.
Paiva explica, ainda, que a campanha visa apenas dar orientação aos aposentados e pensionistas, para que não caiam em golpes aplicados contra eles, quando procuram por serviços bancários. “Por isso, vamos desenvolver esta campanha até o dia 11 de dezembro, período em que os aposentados mais procuram as agências e retomaremos em fevereiro, antes do carnaval, época que também aumentam os golpes contra os aposentados”, disse.
O diretor do Conespi, e presidente do Sindicato dos Comerciários, Roberto Previde, disse que no caso de qualquer dúvida, o aposentado também deve procurar um dos sindicatos de trabalhadores ligados ao Conespi para se informar, enquanto que Fânio Luis Gomes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Piracicaba e Região, ressaltou a importância deste trabalho de conscientização. Já Olívia Brossi, diretora do Sindicato dos Bancários e conselheira da Previdência, destacou os principais cuidados que o aposentado deve ter ao se dirigir a um banco para realizar serviços bancários. “Se desconfiar de qualquer situação, o aposentado deve procurar um funcionário da agência”, completou Paiva.
DICAS – Entre as dicas contidas no material estão a de que o aposentado ou pensionistas ao procurar uma agência bancária e ou os caixas eletrônicos é para que nunca sozinho, levando sempre alguém para acompanha-lo, assim como não aceite ajuda de estranhos. Neste caso, deve, sempre, procurar orientação de um funcionário do banco que apresente identificação visível.
Já no caixa, se for necessário digitar a senha, deve colocar o corpo bem junto ao teclado, para evitar que golpistas vejam o número da combinação. Também é recomendado que o dinheiro deve ser conferido no caixa, evitando faze-lo ao sair do banco. Recomenda-se que deve se utilizar os caixas eletrônicos localizados na parte interna das agências bancárias ou em locais movimentados (postos de gasolina ou shoppings, por exemplo), de preferência durante o dia. A senha do cartão nunca deve ser guardada junto com ele, assim como não aceite ajuda de estranhos e nem digite a senha em celulares de desconhecidos. Outra dia é evitar de fazer empréstimos em casa ou por telefone.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

 

Youtube

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente