.: ITAU - Detalhes do Novo PAC já estão disponíveis

Sindicato recomenda que bancários não façam adesão precipitadamente

Após 14 meses de intensa negociação com o Itaú, o Sindicato, por meio de representantes eleitos pelos participantes nos Conselhos Deliberativo e Fiscal, conseguiu desenhar um novo plano previdenciário que corrige várias distorções presentes nos diferentes planos do Plano de Aposentadoria Complementar (PAC) atual.

Os três perfis do PAC atual apresentam problemas, a começar pela ausência do benefício de pensão. Esses planos também têm diferentes formas de correção anual do benefício a ser recebido, sendo que o PAC 3 (para os que entraram no Itaú de 1980 até 2002) é o mais prejudicado pois é corrigido pela TR. Além disso, desde a reforma da Previdência Social que instituiu o Fator Previdenciário, o Itaú adotou um redutor do benefício, aplicando o fator W e a UP (Unidade Previdenciária) que ano a ano diminui o valor a ser recebido como complemento, levando a um aumento grande de benefícios “zerados”.

No Novo PAC, além da individualização das reservas, o participante terá direito a verter contribuições para o fundo para aumentar seu complemento e o Itaú, além das contribuições advindas do PAC atual, aportará mais 1% da folha de pagamento dos que aderirem, distribuídos por faixa salarial. Fica instituído também o direito de pensão em caso de morte do participante, esteja este na ativa ou já aposentado.

Uma outra modificação é a possibilidade de antecipar a aposentadoria aos 50 anos. Mesmo que possa parecer interessante para o participante, o Sindicato entende que não é vantajoso, na medida em que se perdem as contribuições que seriam feitas pelo Itaú entre os 50 e 55 anos e a rentabilidade correspondente, além de consumir as reservas constituídas mais cedo.

Outras vantagens do Novo PAC estão em escolher o perfil mais adequado de investimentos e acompanhar suas reservas, além das diferentes formas de recebimento do benefício e do direito de portabilidade.

Mais um dado importante é que a adesão ao novo plano é opcional, podendo o participante escolher se ficará no seu plano atual ou se fará adesão ao novo plano. Para isso será possível simular seus valores no site da Fundação Itaubanco e optar por aquilo que considerar mais vantajoso.

Até março – O prazo para adesão ao Novo PAC vai até março deste ano. O Sindicato recomenda que não se faça a adesão precipitadamente. Estudar se é melhor o plano atual ou o novo deve ser feito com muito cuidado e considerando as necessidades e preocupações de cada participante.

Além dos materiais que estão sendo disponibilizados pela Fundação, o Sindicato também vai distribuir material específico detalhando o Novo PAC para que os bancários possam fazer a melhor opção. Os participantes que tiverem dúvidas podem entrar em contato com o Sindicato 3434-7388.

 

Sindicato dos Bancários de São Paulo

Youtube

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente