Plenária do Conespi decide as ações em defesa da Previdência Social e em Memória às vítimas de acidente de trabalho

Autor: Bruna Togni MTB 081055/SP

Plenária do Conespi decide as novas em defesa da Previdência Social e em Memória às vítimas de acidente de trabalho

Na manhã desta quinta-feira, o Sindicato dos Bancários participou da reunião ordinária do Conselho das Entidades Sindicais que aconteceu na sede do Sindicato dos Municipais de Piracicaba. Em pauta assuntos como a Reforma da Previdência, os desafios do movimento sindical, e a preparação para o dia 28 de abril.

Sobre a reforma da previdência os dirigentes discutiram sobre ações para mostrar para a população o que realmente será perdido caso a proposta seja aprovada. De acordo com o Presidente SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, “nós enquanto Conespi temos que marcar o nosso posicionamento e reforçar aos trabalhadores os perigos da aprovação da reforma, não podemos aceitar que retirem ainda mais nossos direitos, a reforma irá acabar com previdência pública, e o nosso papel é ir às ruas e dialogar com a população”, afirma Paiva. O Conespi tirou como ação próxima a impressão de uma cartilha que explica o assunto, e idas periódicas a Tribuna da Câmara a fim de tratar da proposta.

 Na reunião mais de 50 membros entidades sindicais estiveram reunidos representando 14 sindicatos de Piracicaba e Região. OS participantes do Conselho da Previdência, Olivia Brossi (SindBan), Alex de Assis Paes (Sindicato dos Condutores de Veículos) relataram as intervenções feitos pelo Conespi no Conselho da Previdência, um dos pontos foi a demora na análise dos processos de aposentadoria e auxílios pela agência de Piracicaba.

“As demoras em análise de processos de concessão de aposentadorias e benefícios por parte do INSS, mereceram por parte do CONESPI, moção de apelo com recomendação para que o INSS tome as medidas administrativas para oferece condições aos servidores do INSS possam retomar a celeridade no atendimento que foi característica desta agência nos últimos anos”, comenta Paiva.

Dia Mundial em Memória as Vítimas de Acidentes Trabalho

A plenária também discutiu o planejamento das ações do Conselho em homenagem ao Dia em Memórias as Vítimas de Acidente de trabalho, que neste ano será no Domingo 28 de abril.  O Presidente do Sindicato dos Papeleiros de Piracicaba, Francisco Pinto, comentou sobre a importância de ir para a rua, mantendo a tradição do Conespi. “Nós anualmente fazemos o nosso trabalho e conscientização aos trabalhadores sobre os acidentes de trabalho, sobre a importância de cobrar dos patrões as condições necessárias para a realização das funções”. Completa.

Os dirigentes irão realizar em 26 de abril um ato público a fim de atingir a população sobre os acidentes de trabalho, e os dados serão apresentados pelo Conespi na Tribuna da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

 

Imprimir