.: Diretora do SindBan participa de reunião do Comit que discute emprego apoiado

 

Na última semana a diretora do SindBan, Leticia Françoso participou da reunião do Comitê Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho (COMIT-PCD).

A principal pauta do encontro foi a apresentação do Espaço Pipa sobre o a inclusão no mercado de trabalho. De acordo com a diretora do SindBan o modo que eles trabalham e realizam a inclusão é um Emprego Apoiado. “A forma de trabalho deles é por meio de trabalho assistido chamado de “Emprego Apoiado”, ou seja, a inclusão da pessoa com Deficiência se dá por meio de um intermediador que acompanha o PCD até que ele se adapte ao ambiente de trabalho e com isso entenda qual sua função, como realiza-la entre outros”, comenta.

Por fim, os informes do mês foram dados e a diretora Leticia convidou os presentes para participar da semana da mulher do SindBan. “É importante que a inclusão seja feita em todas as esferas, por isso eu ressaltei o convite para que participassem das atividades do mês da mulher, nós mulheres temos muito o que lutar, inclusive as mulheres com deficiência nós PCDs também, por isso nos apoiarmos é sempre o melhor caminho”, conclui.

Emprego Apoiado

Essa é uma metodologia que visa à inclusão no mercado competitivo de trabalho de pessoas em situação de deficiência cognitiva severa; respeitando e reconhecendo suas escolhas, interesses, pontos fortes e necessidades de apoio. O usuário do Emprego Apoiado deve ter a sua disposição, sempre que precisar, os apoios necessários para conseguir obter, manter e se desenvolver no trabalho.

 O público-alvo do Emprego Apoiado são pessoas com deficiência intelectual que não estão sendo atendidas pelos sistemas tradicionais de colocação ou não conseguem se manter em um emprego ou devido à necessidade de apoios mais intensos.  Pessoas com deficiência intelectual, deficiência múltipla, autismo, paralisia cerebral, transtorno mental, são os grupos mais atendidos pela metodologia. Ressaltando, porém, que qualquer pessoa que se encaixe na definição de público-alvo do Emprego Apoiado pode ser atendida através desta metodologia.

COMIT

O Comit é um fórum interinstitucional e deliberativo, de controle social nos temas voltados à inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, com atribuição de fomentar e promover ações decorrentes de diretrizes e políticas públicas voltadas para esta finalidade.

.: Veja Mais

Coletivo de Combate ao Racismo lança calendário temático 2016

Imagem Indisponível

Assembléia, na segunda-feira, discute nossa pauta de reivindicações para a campanha salarial

Imagem Indisponível

Quase 80% dos ataques a caixas eletrônicos de São Paulo ocorrem no interior

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente